Tecnológica Incentea de Leiria entra no capital da Kaizen Tech

Consultora digital, que nasceu de um projeto da Corticeira Amorim, passou para o controlo do grupo leiriense liderado por António Poças. Administrador Paulo Martins nomeado CEO da nova participada.

A tecnológica portuguesa Incentea, com sede em Leiria, anunciou esta segunda-feira um investimento na Kaizen Tech, através da compra de uma posição maioritária da empresa nortenha especializada em metodologias de melhoria contínua e reengenharia de processos.

Escolha o ECO como fonte preferida no Google

Escolher

No âmbito desta operação de entrada no capital, Paulo Martins, administrador da Incentea Capital SGPS, assume funções como CEO da Kaizen Tech. Por sua vez, o grupo Amorim e o Instituto Kaizen, que são ambos acionistas fundadores da Kaizen Tech, mantêm a participação na empresa na qual estão envolvidos desde 2021.

“A integração da Kaizen Tech no universo da Incentea representa um passo estratégico na consolidação da nossa oferta para a indústria, potenciando competências complementares e criando condições para uma expansão sustentada, tanto no mercado ibérico como em novos mercados internacionais”, afirma o novo CEO da Kaizen Tech, Paulo Martins. Até então, a consultora digital, que nasceu de um projeto da Corticeira Amorim, era liderada por David Tavares.

O negócio, cujo valor não foi divulgado, enquadra-se na lógica de crescimento inorgânico da empresa da região centro, permitindo-lhe alargar a sua atuação a um novo segmento centrado na otimização de processos.

“Este movimento surge num contexto em que a eficiência operacional se tornou um fator crítico para as empresas, pressionadas por custos crescentes, escassez de recursos e maior exigência competitiva. Ao integrar uma empresa especializada neste domínio, a Incentea reforça a sua capacidade de resposta a estes desafios e amplia a sua proposta de valor junto do mercado empresarial”, justifica a tecnológica liderada por António Poças, ex-presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.

A partir de Vila Nova de Gaia, a Kaizen Tech dedica-se à implementação de metodologias baseadas na chamada abordagem Kaizen, que parte da expressão japonesa para “mudança para melhor” e se centra na obtenção de resultados concretos e mensuráveis, como o aumento de produtividade, a redução de desperdício e a melhoria da qualidade das operações.

O método reconhecido a nível internacional tem como objetivo a melhoria contínua. Neste caso, a empresa vai ao ‘terreno’ das organizações – da indústria à aviação, passando pela agricultura e os serviços – para as auxiliar a transformar processos através da tecnologia e dos dados.

Num contexto em que fatores como energia, matérias-primas e logística têm um peso crescente nos custos das empresas, a capacidade de monitorizar operações, reduzir perdas e tomar decisões informadas tornou-se determinante. É neste enquadramento que esta parceria ganha relevância, ao permitir às organizações melhorar a sua eficiência, aumentar a capacidade produtiva e reforçar a sua competitividade”, detalha o novo proprietário da Kaizen Tech.

A transação ocorre cerca de três meses depois de a Incentea ter fechado uma importante aquisição em Espanha. Pouco tempo após ficar com o braço angolano da concorrente bracarense F3M, o grupo juntou ao portefólio a Dragomar, com sede em Almería (região da Andaluzia) e especialização em soluções de software de gestão empresarial, incluindo um vertical dedicado ao setor do pescado.

No ano passado, o grupo Incentea teve uma receita consolidada de 24 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior. A holding de empresas especializadas na implementação, integração e suporte a sistemas de informação para a gestão e infraestruturas de tecnologias da informação tem presença em oito mercados, nos quais se destacam Portugal e Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnológica Incentea de Leiria entra no capital da Kaizen Tech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião