Acionistas da Floene põem à venda 22,5% da empresa
Um consórcio japonês, que é um dos principais acionistas da Floene desde 2016, está a preparar a venda da sua posição.
Um dos principais acionistas da Floene, que é a maior distribuidora de gás do país, quer vender a fatia que detém na empresa, confirmou o ECO/Capital Verde, após notícia avançada pelo jornal espanhol The Objective. Questionada, ao fim da tarde, a própria Floene concedeu que o acionista tem estas pretensões.
“A Floene confirma que o consórcio MEET – composto pela Marubeni e pela Toho Gas – está a avaliar a venda da sua participação de 22,5%”, indica fonte oficial da empresa. A distribuidora de gás, atualmente, conta com a Allianz Infrastructure Luxembourg, como maior acionista, com 45,51% do capital, seguida da Allianz Infrastructure Acquisition Holding, que detém 29,5%. Finalmente, surge a Meet Europe Natural, com os 22,5% que estão à venda. A Petrogal detém ainda 2,49% desta distribuidora, que era anteriormente Galp Gás Distribuição.
A Meet Europe Natural foi constituída em outubro de 2016, sendo detida em partes iguais pelas japonesas Marubeni Corporation e pela Toho Gas. Foi nesse mesmo ano que estas duas empresas entraram no capital da então Galp Gás Distribuição, tendo a Galp diminuído a sua participação de 100% para 77,5% do capital. No final de 2020, a Galp vendeu quase toda a sua participação — 75% — à Allianz. Em 2022, a Galp Gás Distribuição ganhou uma nova “cara”, passando a chamar-se Floene.
A empresa portuguesa terminou o ano de 2025 com lucros de 16,4 milhões de euros, 63% acima do registado no ano anterior, um EBITDA de 106 milhões, 2,9% superior ao período homólogo, e uma dívida líquida de 613 milhões, praticamente inalterada face ao ano transato. “Entrámos em 2026 como uma empresa mais ágil, mais independente e estrategicamente alinhada com o papel que pretendemos desempenhar: o de sermos uma referência no setor da energia, liderando a sua transformação através da integração de gases renováveis e contribuindo ativamente para uma transição energética mais justa e equilibrada”, lê-se no relatório e contas de 2025 da empresa.
O jornal espanhol frisa que o setor está a viver um momento de alguma agitação: a Marubeni, uma das empresas do consórcio japonês, comprou recentemente a comercializadora espanhola Factor Energía por 204 milhões de euros. O conglomerado industrial adquiriu 85% da empresa espanhola. Também a espanhola Enagás chegou há umas semanas a acordo para comprar 31,5% do capital social da francesa Teréga, por 573 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 17h33 com a resposta oficial da Floene)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas da Floene põem à venda 22,5% da empresa
{{ noCommentsLabel }}