Trump quer aumentar lançamentos espaciais dos EUA para mais de mil por ano
O objetivo representa um aumento significativo da atividade espacial norte-americana, desenvolvendo novas infraestruturas de transporte espacial e novos locais adequados para lançamentos.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, pretende aumentar os lançamentos espaciais a partir dos Estados Unidos (EUA), elevando-os para mais de mil por ano até 2030, segundo um memorando divulgado pela Casa Branca, citado esta sexta-feira pelas agências internacionais.
Escolha o ECO como fonte preferida no Google
“Até 2030, as nossas zonas de transporte espacial deverão crescer para permitir mais de 1.000 lançamentos e reentradas por ano“, estabeleceu Trump no Memorando Presidencial sobre Segurança Nacional, assinado e divulgado pela presidência norte-americana na quinta-feira.
O objetivo representa um aumento significativo da atividade espacial norte-americana, depois de os Estados Unidos terem realizado menos de 200 lançamentos orbitais em 2025, a grande maioria através da SpaceX, empresa do multimilionário Elon Musk.
Trump pretende promover o desenvolvimento de novas infraestruturas de transporte espacial em colaboração com empresas privadas e encarregou os secretários dos Transportes e da Defesa e o administrador da agência espacial norte-americana NASA a identificarem, nos próximos seis meses, novos locais adequados para lançamentos.
![]()
"Até 2030, as nossas zonas de transporte espacial deverão crescer para permitir mais de 1.000 lançamentos e reentradas por ano. As políticas delineadas neste memorando vão garantir a contínua superioridade dos Estados Unidos no espaço.”
O documento atualiza a estratégia espacial dos EUA e incorpora várias medidas e orientações adotadas desde o regresso de Trump à Casa Branca, em janeiro de 2025.
Entre as prioridades está a redução das barreiras ambientais aplicáveis à indústria espacial, numa estratégia de desregulamentação destinada a facilitar a expansão do setor privado.
Segundo o memorando, a NASA recebe também a missão de “facilitar o transporte comercial de e para a Lua”, promover o acesso robótico comercial a Marte e explorar soluções comerciais para transportar seres humanos até ao planeta e permitir o seu regresso à Terra.
Segundo o memorando, a NASA recebe também a missão de “facilitar o transporte comercial de e para a Lua”, promover o acesso robótico comercial a Marte e explorar soluções comerciais para transportar seres humanos até ao planeta e permitir o seu regresso à Terra.
“As políticas delineadas neste memorando vão garantir a contínua superioridade dos Estados Unidos no espaço”, afirmou Trump.
A atualização da estratégia ocorre num contexto de crescente competição espacial com a China, que desenvolveu significativamente os seus programas nas últimas três décadas e pretende enviar astronautas à Lua nos próximos quatro anos.
Trump afirmou na primavera acreditar que astronautas norte-americanos voltarão à superfície lunar antes do final do seu mandato, em 2028.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})
Trump quer aumentar lançamentos espaciais dos EUA para mais de mil por ano
{{ noCommentsLabel }}