Supervisor do Brasil suspende seguros de viagem da Generali

  • ECO Seguros
  • 27 Agosto 2026

A Susep decidiu impedir a Generali de vender seguros de viagem, podendo manter todos os outros ramos. A medida tem natureza cautelar e poderá ser revista caso irregularidades sejam corrigidas.

O regulador brasileiro do setor segurador, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), decidiu suspender cautelarmente a operação da Generali Brasil Seguros no ramo de seguro viagem. A decisão, tomada esta quarta-feira, resulta de uma ação de fiscalização que identificou irregularidades e deficiências no modelo de atuação da seguradora e dos seus representantes na comercialização, regulação e liquidação de sinistros.

Escolha o ECO como fonte preferida no Google

Escolher

Um dos principais pontos identificados envolve a Hero MGA Serviços, representante da Generali, cuja remuneração estava vinculada ao resultado da operação e incluía indicadores relacionados com sinistros pagos e pendentes. Para a Susep, este modelo poderia criar conflitos de interesses e incentivos económicos à redução ou recusa de indemnizações. A autarquia já tinha identificado uma estrutura semelhante envolvendo a Hero MGA e outra seguradora, tendo adotado uma medida cautelar em 2024.

A fiscalização encontrou ainda falhas nos registos e nas informações reportadas à Susep, problemas na regulação de sinistros e no pagamento de prestadores de serviços médico-hospitalares. Foram também identificadas situações de demora na análise de processos, indícios de recusas indevidas de cobertura e cobranças diretamente dirigidas a segurados por prestadores de serviços no exterior. A Susep apontou igualmente a transferência para representantes de funções relacionadas com a operação, incluindo decisões sobre cobertura e liquidação de sinistros.

A suspensão abrange exclusivamente a operação da Generali Brasil no ramo de seguro viagem, mantendo-se as restantes atividades da seguradora. A medida tem natureza cautelar e poderá ser revista caso as irregularidades sejam corrigidas. Os processos administrativos prosseguirão, com garantia do contraditório e da ampla defesa à Generali.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor do Brasil suspende seguros de viagem da Generali

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião