Inflação na Zona Euro acelera para 3,3% em agosto
Preços na área da moeda única terão acelerado quatro décimas de julho para agosto, com a energia a ser a principal impulsionadora da subida.
A taxa de inflação homóloga da Zona Euro terá alcançado 3,3% em agosto, subindo 0,4 pontos percentuais face aos 2,9% registados em julho e mantendo-se acima da meta de 2% definida pelo Banco Central Europeu (BCE).
Escolha o ECO como fonte preferida no Google
Segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Eurostat, a inflação em agosto foi sobretudo impulsionada pelo setor da energia, cujos preços se agravaram em 14,3% no mês de agosto, mais quatro pontos percentuais do que em julho.

Por sua vez, a componente dos serviços teve um aumento de 3% em agosto, representando um abrandamento de três décimas relativamente ao mês anterior.
Já os bens industriais não energéticos ficaram 1,2% mais caros no oitavo mês do ano, acima dos 0,9% de julho, enquanto os preços dos alimentos, bebidas alcoólicas e tabaco aumentaram 1,2%, estabilizando face ao mês precedente.
Excluindo o impacto da energia, a inflação na Zona Euro situou-se em 2,2%, em linha com o valor de julho, enquanto a inflação subjacente (indicador que exclui a energia e os alimentos frescos, álcool e tabaco) desceu de 2,2% em julho para 2,1% em agosto.
No caso de Portugal, o Eurostat estima uma taxa de inflação harmonizada de 3,6% em agosto, três décimas acima da média da Zona Euro e a nona mais alta entre os países da União Europeia (UE). A estimativa rápida divulgada na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontava para uma aceleração de três décimas do Índice de Preços no Consumidor (IPC) no mês de agosto, para 3,3%.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Zona Euro acelera para 3,3% em agosto
{{ noCommentsLabel }}