Bruxelas aprova ajudas de Estado de 30 milhões ao setor agrícola português

  • Lusa
  • 2 Setembro 2026

O regime de auxílios estará em vigor até 31 de dezembro de 2026, e assumirá a forma de subvenções diretas, prevendo até um máximo de 50 mil euros por empresa.

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um regime de auxílios de Estado português de 30 milhões de euros para empresas dos setores agrícola, da pesca e da aquacultura, face aos aumentos dos preços de produção.

Escolha o ECO como fonte preferida no Google

Escolher

O regime foi aprovado ao abrigo do Quadro Temporário de Auxílios de Estado relativo à Crise no Médio Oriente, que levou ao aumento dos preços dos combustíveis e adubos.

Lisboa tinha já notificado o executivo comunitário de um regime de 30 milhões de euros para apoiar empresas ativas na produção primária de produtos agrícolas, da pesca e da aquacultura.

O auxílio assumirá a forma de subvenções diretas e prevê até um máximo de 50 mil euros por empresa.

Para o setor agrícola, o auxílio aos fertilizantes baseia-se num montante fixo que depende do número de hectares de superfície agrícola e dos animais da empresa.

O auxílio aos custos de combustível consiste em 0,10 euros por litro de gasóleo agrícola ou marítimo consumido de 1 de abril a 30 de junho de 2026.

Na sua análise à notificação, a Comissão concluiu que o regime está em conformidade com as condições estabelecidas, sendo concedido com base num regime com um orçamento estimado claro e sendo prestado para apoiar temporariamente o desenvolvimento de empresas ativas na produção primária de produtos agrícolas, da pesca e da aquacultura.

A Comissão concluiu que o regime é necessário, adequado e proporcional para facilitar o desenvolvimento de uma atividade económica e não afeta negativamente as condições de trocas comerciais numa medida contrária ao interesse comum.

O regime de ajudas estatais, que estará em vigor até 31 de dezembro de 2026, visa mitigar o impacto do aumento dos preços do combustível agrícola e dos fertilizantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aprova ajudas de Estado de 30 milhões ao setor agrícola português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião