Taxas Euribor sobem a 6 e 12 meses para novos máximos desde novembro e agosto de 2024
A subida das Euribor surge um dia depois de o Banco Central Europeu ter subido as taxas diretoras em 25 pontos base.
A Euribor subiu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses, nos dois prazos mais longos para novos máximos desde novembro e agosto de 2024, depois de o Banco Central Europeu ter subido as taxas diretoras na quinta-feira.
Escolha o ECO como fonte preferida no Google
Com as alterações de desta sexta-feira, a taxa a três meses, que avançou para 2,647%, continuou abaixo das taxas a seis (2,820%) e a 12 meses (3,160%).
- A taxa Euribor a seis meses, que passou em janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu esta sexta-feira, ao ser fixada em 2,820%, mais 0,014 pontos que na quinta-feira e um novo máximo desde novembro de 2024.
Dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a julho indicam que a Euribor a seis meses representava 39,87% do ‘stock’ de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável.
Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 31,26% e 24,40%, respetivamente.
- No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também voltou a avançar esta sexta-feira, para 3,160%, mais 0,022 pontos e um novo máximo desde agosto de 2024.
- No mesmo sentido, a Euribor a três meses subiu esta sexta-feira, ao ser fixada em 2,647%, mais 0,004 pontos que na quinta-feira.
Na quinta-feira, como esperados pelos mercados, o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas diretoras, em 25 pontos base, depois da manutenção das mesmas em julho.
Em junho, o BCE subiu, pela primeira vez desde setembro de 2023, as taxas diretoras, designadamente 25 pontos base, depois de as manter em abril, pela sétima reunião consecutiva e de oito reduções desde que a entidade iniciou o ciclo de cortes em junho de 2024.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 28 e 29 de outubro em Frankfurt.
Em agosto, a média mensal da Euribor subiu, de novo, a três, a seis e a 12 meses, mas com maior intensidade do que em julho e mais acentuadamente no prazo mais longo.
A média mensal da Euribor em agosto subiu 0,088 pontos para 2,513% a três meses e 0,066 pontos percentuais para 2,713% a seis meses.
Já a 12 meses, depois de ter baixado em junho, a média mensal da Euribor avançou 0,099 pontos para 2,954%.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 21 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxas Euribor sobem a 6 e 12 meses para novos máximos desde novembro e agosto de 2024
{{ noCommentsLabel }}