Sindicatos acusam Novobanco de retirar isenção de horário a trabalhadores

  • Lusa
  • 11 Abril 2022

A justificação do Novobanco é que a isenção de horário de trabalho já não se justifica, de acordo com os sindicatos.

O Novobanco está a retirar isenção de horário de trabalho e respetivo pagamento a trabalhadores sindicalizados, disseram esta segunda, em comunicado, Mais Sindicato, SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro e Sindicato dos Bancários do Centro.

Segundo os sindicatos, a justificação do Novobanco é que essa isenção de horário de trabalho já não se justifica.

Para os três sindicatos, tal decisão, num momento de diminuição de postos de trabalho do Novobanco, põe em causa a “execução atempada das tarefas e objetivos diários”, além de que “terá impacto no orçamento familiar dos trabalhadores visados”, numa conjuntura já difícil.

Os sindicatos aconselham os trabalhadores a não tomarem qualquer decisão sem contactarem os seus serviços jurídicos. “Os sindicatos repudiam esta tomada de posição por parte da administração do Novobanco e acompanharão com toda a atenção o desenvolvimento deste processo”, afirmam no comunicado conjunto intitulado ‘As amêndoas amargas do Novobanco’.

O Novo Banco teve, em 2021, lucro de 184,5 milhões de euros (compara com o prejuízo de 1.329,3 milhões de euros de 2020). No ano passado, o banco teve lucros pela primeira vez desde a sua criação (o Novobanco foi criado em 2014, aquando da resolução do BES).

Em 31 de dezembro de 2021, o grupo Novobanco tinha 4.165 funcionários em Portugal, menos 395 face a 2020. Já o número de balcões era 310, menos 48 balcões face a 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos acusam Novobanco de retirar isenção de horário a trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião