Lloyd’s Lab acelera Kita, seguradora de CO2, e Persefoni, ERP de contabilidade climática

  • António Ferreira
  • 12 Abril 2022

Entre 11 selecionadas na mais recente edição do programa de aceleração do Lloyd’s of London, destacam-se duas insurtechs com soluções de vocação global na vertente climática.

Kentaro Kawamori, CEO e co-founder Persefoni AI Inc.; Natalia Dorfman, CEO e co-founder Kita Earth Ltd.

A 8ª edição do Lloyd’s Lab, acelerador de insurtechs para o mercado global de (re)seguros, encerrou período de candidaturas em 20 de fevereiro. Além de aberto a wildcards (projetos fora dos temas propostos), o desafio lançado à inovação indicou quatro tópicos principais: descarbonização e alterações climáticas; cadeias de abastecimento; dados e modelos e gestão de sinistros (como interrupção de negócio).

Concluídas as inscrições, apreciadas 150 candidaturas oriundas de todo o mundo e após semana e meia que durou o pitch (apresentação de ideias e projetos) perante elementos painel do mercado, o anúncio dos 11 projetos escolhidos para o programa de aceleração no Lloyd’s of London aconteceu no final de de março. “Estamos encantados de acolher algumas das InsurTechs mais inovadoras do mundo para trabalharem connosco. Queremos ver como poderão ajudar o mercado, os clientes e a sociedade a evoluir,” afirmou Ed Gaze, Senior Manager do Lloyd’s Lab.

A 25 de abril e ao longo de 10 semanas seguintes (até julho), os espaços de coworking no mercado Lloyd’s serão ocupados pelas equipas das insurtechs selecionadas e mentores vindos de seguradoras, corretores (e outros participantes do hub internacional) em jornadas de colaboração e networking para acelerar as inovações que, segundo o laboratório de inovação, permitirão responder e lidar com os desafios e ameaças mais urgentes do mercado global de seguros.

Nesta edição, 8ª desde 2019 (a Lloyd’s organiza pelo menos dois cohorts por ano), Kita Earth e a Persefoni são as duas primeiras na lista das admitidas para acelerar, ganhar tração ou escalar.

A Kita Earth Ltd, liderada por Natalia Dorfman, co-founder e CEO, tem objetivo de se afirmar como seguradora pioneira para os designados mercados voluntários de carbono (onde se transacionam licenças e compensação de unidades de CO2). Nascida no final de 2021, completou uma primeira ronda (pre-seed) de 100 mil libras já este ano e tem ainda Paul Young e Thomas Merriman, como outros 2 cofundadores. Kita quer ser líder no seguro de carbono. Colocando no mercado soluções de alta qualidade que permitam a transferência do risco ligado à remoção (ou sequestro) de CO2 também facilitará acesso das empresas a mais capital, propõe a start-up londrina acreditando que, perante a crise climática, vai gerar impacto positivo.

Posicionando-se no segmento SaaS, a Persefoni AI Inc. criou um software (CMAP – Climate Management & Accounting Plataform) que permite às empresas e instituições financeiras “facilidade, transparência e rigor contabilístico” na conformidade com requisitos (de reguladores e de outros stakeholders) relativos à divulgação de reporte climático e monitorização da pegada de carbono.

Nascida em janeiro de 2020, na região de Phoenix, (Arizona, EUA), no ano seguinte angariou mais de 100 milhões de dólares (em ronda B) junto de investidores que disponibilizaram recursos para a escalada global. A forma como se apresenta na sua página digital traduz abordagem ao mercado: “Calcular a pegada de carbono, cumprir reporte de divulgação climática, e alcançar o net zero (de emissões) costumava ser difícil. Com a Persefoni não é preciso ser um perito. Basta responder a perguntas simples, carregar os seus dados, e o nosso Persefoni Advisor™ irá guiá-lo do princípio ao fim do processo,” afirma.

Contando extenso lote de parcerias pela descarbonização e alinhada com o normativo da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) para liderar desafios da finança sustentável, a start-up norte-americana focou-se na automação e desenvolveu software de ERP climático. Também reúne leque alargado de conselheiros, incluindo seniores de grandes seguradoras internacionais. Na condução da Persefoni estão os co-founders Kentaro Kawamori (atual CEO), Jason Offerman COO (diretor operacional) e Kim Stroh CPO (diretora de produto).

Entre as outras 9 equipas que integram o mais recente cohort do Lloyd’s Lab estão ainda Definely; FRISS; InsurX; Clear Connect; Marmalade e a Otonomy. A lista completa e perfis sumários podem ser vistos aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lloyd’s Lab acelera Kita, seguradora de CO2, e Persefoni, ERP de contabilidade climática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião