Corretoras de seguros levam ao Parlamento espanhol más práticas dos bancos

  • ECO Seguros
  • 2 Maio 2022

Adecose espera respostas dos políticos e da administração pública para acabar com alegadas práticas prejudiciais dos bancos na comercialização de seguros ligados e crédito hipotecário.

Adecose, associação espanhola que há 45 anos representa corretores independentes de seguros e resseguro, levou aos principais partidos políticos espanhóis, e à comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Transformação Digital (do Senado e do Congresso de Espanha), um relatório que denuncia aspetos identificados na comercialização de seguros no canal bancário que, afirmam as corretoras, prejudicam os consumidores.

De acordo com o teor do documento “Protección de los clientes en la distribución de seguros: El caso Banca-Seguros,” um relatório com análise pormenorizada de diversos regulamentos que protegem os consumidores destas soluções financeiras, a Adecose considera que as vendas de seguros cruzados com empréstimos “podem ter efeitos prejudiciais para os clientes.” O estudo, elaborado pela Fundación Adecose em parceria com um escritório de advocacia, foi levado pela associação setorial a reuniões com o porta-voz da comissão parlamentar espanhola e representantes do PSOE, PP e Vox.

Estamos perante uma oportunidade única de fazer ouvir a nossa voz e de nos afirmarmos e de chamar a atenção daqueles que têm o poder de tomar decisões e de agir sobre possíveis más práticas por parte das instituições financeiras. Com estas conversas, esperamos obter resultados que sejam proporcionais aos problemas, e o rigor deste relatório é a chave para isso,” afirma Martín Navaz, presidente da Adecose.

Segundo refere o mesmo comunicado, foi apresentado aos parlamentares espanhóis um resumo (do relatório) com análise do quadro jurídico que regula a comercialização de apólices de seguros através do canal bancário, com ênfase nos produtos de seguros ligados ou combinados com empréstimos oferecidos por instituições financeiras. Neste sentido, Adecose põe “especial ênfase nos direitos que protegem o consumidor e que estão incluídos em regulamentos emanados do Banco de Espanha” sobre informação e documentação pré-contratual, crédito ao consumo, distribuição de seguros, concorrência, proteção do consumidor, proteção de dados e empréstimos imobiliários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretoras de seguros levam ao Parlamento espanhol más práticas dos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião