Governo deixa derrapar seis projetos de modernização das Forças Armadas

  • ECO
  • 5 Maio 2022

Seis projetos da Defesa, que equivalem a cerca de 10% do projetado na Lei de Programação Militar de 2021, derraparam no ano passado e terminarão além do prazo inicialmente previsto.

Para 2021, a área da Defesa tinha seis projetos calendarizados cujos prazos já derraparam em resultado da baixa execução da Lei de Programação Militar (LPM) o ano passado, noticia o Público (acesso condicionado). Correspondendo a cerca de 10% do total de 69 projetos, estão classificados em “caminho crítico” no relatório de execução da LPM, o que significa que terminarão para lá do prazo inicialmente previsto.

Entre os seis projetos em causa — a rede fixa de comunicações militares, o sistema de contra informação das Forças Armadas, a compra de helicópteros da Marinha, a construção de dois navios salva vidas, a modernização dos C-130 e a compra de helicópteros ligeiros de ataque –, alguns têm agora 2030 como data real apontada para o fim da sua execução. De resto, a outros 25 projetos são reconhecidos atrasos “passíveis de recuperação até ao final do prazo planeado”, e 38 estão a cumprir os prazos.

Por ramos, o Exército é o que tem maior nível de execução, com 89%, correspondente a cerca de 48 milhões de euros. Segue-se a Marinha com 69%, a Força Aérea, com uma taxa de execução de 53% e, finalmente, o Estado-Maior General das Forças Armadas a contabilizar 29% da execução prevista. Contudo, a taxa de execução de 54% da LPM em 2021 é uma das mais baixas dos últimos anos, verificando-se mesmo uma descida acentuada face aos anos anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo deixa derrapar seis projetos de modernização das Forças Armadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião