5 coisas que vão marcar o dia

G7 reúne ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais. BdP divulga relatório do endividamento do setor não financeiro. CFP publica evolução orçamental das Administrações Públicas.

A agenda do dia vai ser marcada pela divulgação do balanço de pagamentos de março pelo Eurostat, mas também pela publicação e um conjunto de estatísticas pelo Banco de Portugal (BdP) com o relatório da dívida das administrações públicas, endividamento do setor não financeiro e o indicador coincidente mensal. O Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai também divulgar esta quinta-feira o relatório da Evolução Orçamental das Administrações Públicas em 2021, após o regresso ao défice em 2020.

BdP divulga conjunto de indicadores económicos

O Banco de Portugal publica esta quinta-feira um conjunto de dados estatísticos, nomeadamente o relatório do endividamento do setor não financeiro para o mês de março – e o seu homólogo referente ao primeiro trimestre de 2022 -, sendo que este setor abrange os setores institucionais das administrações públicas, sociedades não financeiras e particulares. Além destes indicadores, será ainda divulgado a dívida de março das administrações públicas, o indicador coincidente mensal para a atividade económica e consumo privado, além de outros indicadores.

Eurostat publica balanço de pagamentos

O gabinete estatístico da União Europeia (UE) publica esta quinta-feira o balanço de pagamentos referente a março, onde são discriminados encargos mensais e trimestrais, estatísticas sobre o investimento estrangeiro na Europa, e vice-versa, detalhes referentes a transações com entidades europeias, entre outros indicadores económicos. No último trimestre de 2021 este balanço apontou para um excedente orçamental europeu de 49,6 mil milhões de euros, ou 1,3% do PIB.

CFP publica relatório da Evolução Orçamental das Administrações Públicas em 2021

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai divulgar esta quinta-feira o relatório da Evolução Orçamental das Administrações Públicas em 2021. Depois de atingirem pela primeira vez um excedente orçamental anual de 0,1% do PIB em 2019, as administrações voltaram ao défice em 2020 com um valor de 5,7% do PIB. Na origem deste desempenho estiveram as medidas de resposta à crise pandémica, bem como os apoios financeiros à TAP Air Portugal e SATA Air Açores. Já as medidas one-off de 2020 empurraram o saldo orçamental para um valor 0,7 p.p. inferior do PIB.

Cerimónia de tomada de posse do Secretário-Geral da Assembleia da República

Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, vai esta quinta-feira conferir posse ao Secretário-Geral da Assembleia da República, Albino de Azevedo Soares, numa cerimónia de tomada de posse pelas 12h. Na agenda do dia irão ainda ser apreciados e votados diversos pareceres relativos à Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

G7 segue com reunião de ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais

O G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, prossegue esta quinta-feira com o segundo dia de reuniões entre ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais. A reunião, que irá durar até 20 de maio, é assegurada pela presidência da Alemanha, que pretende abordar questões como a recuperação económica sustentável pós-pandemia, o fortalecimento da estabilidade financeira das economias nacionais face a crises futuras, e a transformação e digitalização na neutralidade carbónica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião