PSI desce 0,5% com CTT a liderar perdas

O PSI segue em terreno negativo pela segunda sessão consecutiva. Após a queda nos Estados Unidos, também os índices europeus registam perdas.

O PSI desvaloriza 0,5% no arranque da sessão desta quinta-feira para os 5.799,63 pontos, acompanhando as perdas das bolsas europeias. A principal praça nacional acompanha assim a tendência negativa das bolsas a nível mundial, com o Nasdaq a cair quase 5% na sessão anterior.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, está a cair 0,55%. O francês CAC 40 desvaloriza 0,56%, o espanhol IBEX cede 0,8%, o alemão DAX encolhe 1,3% e o britânico FTSE 100 desliza 0,68%.

Esta queda segue-se à forte desvalorização do Nasdaq na sessão desta quarta-feira em Nova Iorque. Durante a madrugada, as bolsas asiáticas também desceram significativamente. Ambos os mercados foram afetados pelas expectativas de inflação depois de o Reino Unido ter anunciado uma taxa de inflação de 9% em abril, um máximo de mais de 40 anos. Várias cotadas têm feito avisos ao mercado sobre as pressões inflacionistas.

As ações e os ativos de risco em geral têm estado sob pressão por causa da aceleração da taxa de inflação, o que tem levado os bancos centrais a normalizar a política monetária mais rapidamente após uma fase expansionista durante a pandemia. Estes ajustes preocupam os investidores que receiam uma potencial recessão ao virar da esquina.

Em Lisboa, a maioria das cotadas está a negociar no vermelho. Os CTT voltam a liderar as perdas com uma queda de 1,63% para os 3,62 euros, depois de ter desvalorizado mais de 3% na sessão anterior.

Destaque ainda para a Nos que cede 1,3% para os 3,81 euros e para a Altri que desvaloriza 1,08% para os 5,06 euros

A travar maiores perdas no PSI está a Sonae com uma valorização de 0,5% para os 1,01 euros. A Corticeira Amorim e a Greenvolt estão inalteradas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI desce 0,5% com CTT a liderar perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião