APS reúne resseguradores de todo o mundo no Estoril

  • ECO Seguros
  • 22 Maio 2022

Os desafios do setor financeiro e o ciber risco em debate, são mote para o 18º Encontro de Resseguros, que a APS volta a poder realizar. Seguradores de todo o mundo estarão esta semana em Portugal.

O Encontro Internacional de Resseguros está de volta ao Hotel Palácio do Estoril, nos próximos dias 26 e 27 de maio, reunindo profissionais de seguros e os principais resseguradores de todo o mundo que operam no mercado português, num ambiente “de partilha de conhecimentos e discussão de ideias”.

2ª Conferência Anual ECOSeguros - 28OUT21
José Galamba de Oliveira: “Este Encontro serve para evidenciar o forte compromisso dos resseguradores internacionais com o mercado português”.Henrique Casinhas/ECO

Com o tema Os desafios do setor financeiro e o ciber risco em debate, este 18º Encontro de Resseguros, sempre organizado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), é agora retomado após um interregno de dois anos causado pela pandemia Covid-19.

“Este Encontro serve para evidenciar o forte compromisso dos resseguradores internacionais com o mercado português”, refere José Galamba de Oliveira, justificando que “o setor segurador em Portugal tem tido, ao longo dos anos, o apoio das principais resseguradoras de referência a nível global, e essa é uma articulação que sempre existiu de forma consistente, permitindo-nos assegurar a cobertura dos mais variados riscos”.

Programa focado na atualidade e nos desafios do setor

No primeiro dia, o próximo dia 26 de maio, a abertura cabe a José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores seguindo-se uma intervenção de Jérôme Jean Haegeli, Group Chief Economist da Swiss Re que oferecerá a sua perspetiva sobre a economia.

Ainda nesse dia será debatido O setor financeiro na era da imprevisibilidade com a participação de João Pratas, Presidente da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), José Galamba de Oliveira e Vítor Bento, Presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

Os desafios da Supervisão Financeira serão focados num segundo painel com a participação de Filipe Aleman Serrano, vice-presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Luís Laginha de Sousa, administrador do Banco de Portugal, Rui Pinto, administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Luís Morais, presidente do Centro de Investigação sobre Regulação e Supervisão do Setor Financeiro (CIRSF).

No dia seguinte o encontro começa com o debate Digital mind: como vamos pensar e sentir no futuro?, em que serão protagonistas Manuela M. Veloso, Head do J.P. Morgan Chase AI Research & Herbert A. Simon e Professora na School of Computer Science da Universidade Carnegie Mellon e Joe Paton, Investigador Principal e diretor de Neurociência da Fundação Champalimaud.

O último momento vai tratar Ciber risco, entre a ameaça e a oportunidade. Inicia-se com uma intervenção de Martin Kreuzer, senior Risk Manager de Cyber Risks, na Munich Re, seguindo-se um debate que inclui o Contra-Almirante António Gameiro Marques da Autoridade Nacional de Segurança e diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, Javier Mora Rubio, Head of Infrastructure and IT Governance da Mapfre Re e Jorge Portugal, Diretor-Geral da Cotec – Associação Empresarial para a Inovação.

O encerramento do 18º Encontro Nacional de Resseguros será realizado por Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS reúne resseguradores de todo o mundo no Estoril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião