HomeServe Plc vendida por 4,8 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 23 Maio 2022

Reposicionada em Portugal após aquisição da Servitis, a empresa especialista em serviços de assistência e reparação é parceira ibérica de companhias de seguro, incluindo-se Allianz e Santalucia.

A HomeServe Plc, companhia de serviços de assistência e reparações e parceira de seguradoras com atividade em Portugal, vai passar para o controlo da Brookfield, sociedade canadiana gestora de fundos de investimento. A Brookfield Asset Management (Brookfield) fez uma proposta de compra estimada em 4,1 mil milhões de libras esterlinas (cerca de 4,83 mil milhões de euros ao câmbio corrente) pela empresa britânica que em julho de 2021, comprou a portuguesa Servitis numa transação concretizada através da filial Homeserve España, reforçando posicionamento no mercado português.

Fundada em 1993 e com operações no Reino Unido, Europa e EUA, a HomeServe gere cerca de 16 milhões de contratos de assistência. Em Portugal, após a compra da Servitis, a companhia assumiu objetivo de alcançar 100 mil assistências ou reparações domésticas por ano.

Confirmando-se a transação – que a Brookfield disse em março que estava a analisar e até à hora desta edição não oficializou -, Richard Harpin (cofundador e CEO da HomeServe) e a mulher Kate deverão encaixar cerca de 500 milhões de libras pela parte que lhes cabe, avançou o The Telegraph (conteúdo em inglês, acesso livre). Os Harpin e outros administradores da empresa britânica detêm, em conjunto, perto de 13% do capital social da companhia que, em 2021, obteve receitas consolidadas de 1,3 mil milhões de libras esterlinas (+15% do que em 2020).

A investida canadiana sobre a plc já é uma das maiores aquisições do ano no Reino Unido, rotula a imprensa.

Por seu lado, a Brookfield, com mais de 720 mil milhões de dólares de ativos sob gestão (desde imobiliário, infraestruturas, energias renováveis, a dívida e crédito), a sociedade canadiana indica, no comunicado de resultados do 1ºT de 2022, que tem 85 mil milhões de dólares em capital disponível para investir, do qual 15 mil milhões são em dinheiro (cash), ativo e crédito (incluindo linhas de financiamento acessíveis a entidades suas subsidiárias).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HomeServe Plc vendida por 4,8 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião