Almirall lança o Dia Internacional da Queratose Actínica

  • Servimedia
  • 24 Maio 2022

A Almirall, com a colaboração do Euromelanoma e da AEDV Fundación Piel Sana, lançou o Dia Internacional da Queratose Actínica (AK Global Day). A celebração vai acontecer todos os anos, a 24 de maio.

A Almirall, uma empresa biofarmacêutica global focada na saúde da pele, lançou o primeiro Dia Internacional da Queratose Actínica (AK Global Day), que será celebrado todos os anos no dia 24 de maio, noticia a Servimedia.

Esta iniciativa foi lançada em colaboração com o Euromelanoma e a AEDV Fundación Piel Sana, a fim de sensibilizar para a importância de monitorizar o aparecimento e a evolução das lesões cutâneas de queratose actínica ou solar (AK).

Nos últimos anos, a incidência de AK – uma lesão cutânea que pode aparecer na região da cabeça, pescoço e extremidades – aumentou devido ao envelhecimento da população, ao aumento da exposição à radiação UV e a alterações no comportamento de procura de raios UV, como o uso de serviços de solário.

Este tem sido um dos diagnósticos mais comuns feitos por dermatologistas na europa, com uma prevalência de 28,6% na população espanhola com mais de 45 anos de idade.

Estes números preocupam a comunidade científica, uma vez que se estima que 40-80% dos cancros da pele (carcinoma espinocelular) se desenvolvem a partir de lesões simples de AK, a segunda forma mais comum de cancro da pele.

A causa do aparecimento desta doença de pele está associada a uma exposição elevada à luz solar e/ou cabines de bronzeamento interior (solários). Por ser algo que facilmente se pode evitar, a Almirall pretende, com este tipo de iniciativas, oferecer mais informação sobre a doença e sobre os cuidados a ter para que esta não se desenvolva.

A queratose actínica é relativamente fácil de tratar quando detetada precocemente. Iniciativas como o Dia Internacional da Queratose Actínica promovem a sensibilização para esta doença comum e a importância de reconhecer as lesões e consultar um dermatologista”, concluiu Veronique del Marmol, presidente europeia do Euromelanoma.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Almirall lança o Dia Internacional da Queratose Actínica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião