Agência Lusa alvo de novo ciberataque

Agência Lusa volta a ser alvo de ataque informático duas semanas após o anterior. Site e serviço noticioso estão indisponíveis e sem “previsão nem diagnóstico” para o regresso ao funcionamento normal.

A agência noticiosa Lusa foi alvo de um novo ciberataque esta quarta-feira, sendo que estão indisponíveis tanto o seu site, como o serviço noticioso disponibilizado aos diversos meios de comunicação social, avançou a CNN Portugal.

Fonte oficial da agência avançou que “há realmente um problema” onde estão “debruçados sobre o assunto” todos os técnicos, e acrescentou que não foi feita “nenhuma previsão nem diagnóstico” para o regresso ao normal funcionamento. Além do serviço noticioso e o do site, o ataque desta quarta-feira também deixou indisponível as redes sociais da agência desde as 16h.

A 14 de maio a agência noticiosa já tinha sido alvo de um ataque informático, sendo que na altura o presidente do Conselho de Administração da Lusa, Joaquim Carreira, esclareceu que o ciberataque provocava “uma continuada instabilidade do serviço”. Em comunicado, o presidente esclareceu que a agência se encontrava a “implementar soluções de mitigação” ao lado dos seus parceiros tecnológicos, e que esperava uma solução para o problema com “a maior brevidade possível”.

Dois dias após o ataque de 14 de maio, Joaquim Carreira lamentou o transtorno causado e assegurou que os clientes da agência não tinham sido afetados, embora o ataque em questão vise a “indisponibilidade total” do serviço. A Lusa é, novamente, alvo de um ataque informático em Portugal, juntando-se assim a outras empresas de comunicação social como a Impresa, ou ainda o Grupo Vodafone Portugal, e os laboratórios Germano de Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Lusa alvo de novo ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião