Banca de investimento pode aumentar receitas em 70 mil milhões em três anos

  • ECO
  • 26 Maio 2022

Banca de empresas e de investimento poderão aumentar receitas em 70 mil milhões de dólares até 2024 em relação aos níveis pré-pandemia, aponta estudo da Oliver Wyman e Morgan Stanley.

Apesar da incerteza relacionada com a guerra e os riscos para a economia, o setor da banca de empresas e de investimento pode aumentar as suas receitas até 70 mil milhões de dólares nos próximos três anos, em relação aos níveis pré-pandemia, de acordo com um estudo da consultora financeira Oliver Wyman e do banco americano Morgan Stanley.

Os especialistas identificam seis mudanças estruturais em curso nos mercados globais e que, se forem aproveitadas as suas oportunidades, poderão permitir que a indústria aumente as suas receitas para 596 mil milhões de dólares até 2024, face aos 525 mil milhões registados em 2019, dentro do que consideram ser o “cenário mais plausível”.

Neste cenário, é expectável uma lenta resolução do conflito da Rússia contra a Ucrânia e também das pressões inflacionistas, que vão condicionar a recuperação de muitas economias e os níveis de atividade das empresas e de investimento.

“Existe um risco considerável de a inflação vir a perturbar o crescimento económico, e a guerra na Ucrânia levanta a possibilidade de uma nova era de grandes tensões geopolíticas e de retrocessos no processo de globalização. A grande questão que a indústria enfrenta é se poderá manter as receitas e os lucros. Temos esperança e acreditamos que a banca grossista será capaz de sustentar o crescimento das receitas e também a rentabilidade, neste caso acima dos 10% registados nos últimos anos”, refere Pablo Campos, CEO da Oliver Wyman para Espanha e Portugal.

No seu estudo anual sobre a banca grossista “Clima, moeda criptográfica e concorrência no ciclo atual”, a Oliver Wyman e a Morgan Stanley explicam que o crescimento do setor assenta em seis grandes alterações, incluindo o aumento da procura de serviços bancários grossistas pelas empresas (com potencial de 25 mil milhões de dólares) e a normalização das taxas de juro por parte dos bancos centrais (que também pode gerar receitas em 25 mil milhões).

A procura de mercados privados, a macro volatilidade, a volatilidade das matérias-primas e a oportunidades na China onshore são as outras quatro mudanças nos mercados mundiais que poderão beneficiar a banca de empresas e de investimento, de acordo com os especialistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca de investimento pode aumentar receitas em 70 mil milhões em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião