Rede /amo revela os valores das maiores empresas mundiais

  • Servimedia
  • 25 Maio 2022

De acordo com o último inquérito anual da /amo, a inovação, a integridade, a sustentabilidade, a responsabilidade e o respeito são os valores-chave seguidos pelas maiores empresas do mundo.

O último inquérito anual sobre os valores empresariais realizado pela rede /amo identificou os cinco valores empresariais chave para as maiores empresas do mundo, noticia a Servimedia.

Segundo o estudo, a inovação é o valor mais citado pelas empresas (33,4% mencionam-no), seguida pela integridade (32,1%), sustentabilidade (24,8%), responsabilidade (20,4%) e respeito (20,4%).

O relatório, que capta os valores empresariais de 455 empresas cotadas em 19 mercados, explica que a criatividade e inovação “importam mais do que nunca” numa altura em que as empresas enfrentam novos desafios, incluindo “pandemias, problemas da cadeia de fornecimento, inflação, guerra e alterações climáticas”.

Assim, a inovação tornou-se o valor mais importante para as empresas espanholas, em comparação com o terceiro lugar no relatório anterior. Já a sustentabilidade permanece em segundo lugar e a integridade sobe do quarto para o terceiro lugar.

“Os resultados deste ano são particularmente reveladores. Face a múltiplos desafios em muitas frentes, as empresas estão mais conscientes do que nunca das suas responsabilidades para com os outros. Devemos aplaudir o facto de as maiores empresas do mundo estarem dispostas a reavaliar os seus valores e a expô-los em público para que o mundo os responsabilize pelos padrões que estabelecem para si próprios“, disse Stéphane Fouks, CEO da /amo.

Por sua vez, Charles Fleming, diretor de marketing da /amo, acrescentou que, além de ser uma referência para entender a projeção de outras empresas, a “taxonomia de valores” que o inquérito anual de valores corporativos da /amo compila “também fornece um conjunto único de diretrizes para ajudar os profissionais de comunicação a identificarem e a expressarem o conjunto de valores centrais da sua empresa“.

Para realizar a revisão global dos seus valores empresariais, a /amo solicitou aos seus consultores que examinassem os relatórios anuais publicados ao longo dos últimos dois anos pelas maiores empresas cotadas em 19 mercados.

O estudo regista mais de 2500 ações individuais de empresas mencionadas, uma média de 5,5 ações por empresa. Estes numerosos stocks individuais foram classificados num número restrito de categorias amplas (conhecidas como /amo’s “stock taxonomy”), para permitir uma análise mais representativa dos resultados.

As variações observadas, de ano para ano, nos resultados do inquérito devem-se, em parte, a empresas que ajustam os seus próprios valores empresariais. Além disso, existe um certo grau de rotação no universo de empresas analisadas porque, para cada ano, o inquérito incide apenas nas maiores empresas por capitalização de mercado a 1 de janeiro.

Dentro das 455 maiores empresas listadas este ano, um total de 55 (12%) eram novas na lista. Esta mudança na popularidade de certas empresas também reflete tendências mais vastas do mercado de ações e no foco dos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rede /amo revela os valores das maiores empresas mundiais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião