57% dos espanhóis rejeitam o regresso de Juan Carlos I

  • Servimedia
  • 26 Maio 2022

Um estudo da IO Research revela que 57% dos espanhóis não quer que Juan Carlos I regresse a Espanha. No entanto, 86% dos cidadãos acreditam que a recente visita do rei emérito pode ditar o contrário.

De acordo com um estudo da IO Research, mais de 57% dos espanhóis revelam não apoiar o regresso de Juan Carlos I a Espanha. Ainda assim, 86% consideram que a recente visita do rei emérito ao país pode ser visto como um precedente para o seu regresso definitivo, noticia a Servimedia.

Na mesma análise, 63% dos inquiridos afirmam não acreditar que a chegada do rei emérito possa melhorar a relação com o seu filho Felipe VI. A grande maioria (88%) também não acredita que seja possível uma reconciliação com a sua esposa, a rainha Sofia.

Numa altura em que a popularidade da monarquia não está no seu melhor, 64% dos cidadãos acreditam que o regresso de Juan Carlos I prejudica a imagem do Rei Felipe VI e da instituição monárquica.

Quase 80% também acreditam que o rei emérito deveria dar explicações públicas sobre os acontecimentos que o mantiveram afastado do país durante este tempo.

A população alvo deste estudo eram mulheres e homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, a viver em Espanha. A amostra analisou mil indivíduos e o inquérito foi conduzido de 23 a 24 de maio de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

57% dos espanhóis rejeitam o regresso de Juan Carlos I

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião