Lucro da Parpública sobe para cerca de 137 milhões de euros em 2021

  • Lusa
  • 31 Maio 2022

O lucro do grupo Parpública subiu para cerca de 137 milhões de euros em 2021, acima dos 80 milhões de euros alcançados em 2020 e aproximando-se do valor registado em 2019, isto é em pré-pandemia.

O lucro do grupo Parpública subiu para cerca de 137 milhões de euros em 2021, acima dos 80 milhões de euros alcançados no ano anterior, foi divulgado esta terça-feira.

Em comunicado, a sociedade gestora de participações sociais do Estado refere que o resultado de 2021 se aproximou do registado em 2019, ano de pré-pandemia, quando ascendeu a 139 milhões de euros.

“O Grupo continua a evidenciar uma capacidade de resiliência e flexibilidade, comprovado pelo facto de todos os segmentos de negócio terem apresentado resultados positivos, num ambiente adverso ditado pela pandemia”, pode ler-se no comunicado.

Em 2021, o investimento global do Grupo rondou os 188 milhões de euros, “um aumento de 29% face ao valor de 2019 (146 milhões de euros), o que é de assinalar se tivermos em conta o enquadramento económico de cada um dos anos”, refere.

O grupo manteve ainda a sua estratégia de redução de endividamento, tendo o passivo consolidado sido reduzido em 707 milhões de euros em 2021, essencialmente suportado pela holding Parpública, “a qual registou uma diminuição do endividamento na ordem dos 600 milhões de euros”.

No que respeita às contas individuais da holding Parpública, “é de destacar o resultado líquido de 2021 de aproximadamente 29 milhões de euros, que se traduz num aumento de nove milhões de euros face a 2020”.

Ainda a nível da holding, acrescenta, “a atividade desenvolvida em 2021 permitiu manter níveis elevados em termos de solvabilidade e de autonomia financeira, com 94% dos ativos da holding financiados por capitais próprios”.

A Parpública – Participações Públicas, SGPS, S.A., é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, diretamente detida pelo Estado, que tem natureza de sociedade gestora de participações sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Parpública sobe para cerca de 137 milhões de euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião