Nas notícias lá fora: Sismo no Afeganistão, economia dos EUA e NFT

  • ECO
  • 22 Junho 2022

Pelo menos 280 pessoas morreram esta quarta-feira no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter.

O mundo está com os olhos postos o Afeganistão que foi violentamente sacudido por um sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter que vitimou pelo menos 280 pessoas. Há centenas de feridos e as autoridades temem que o número de mortos aumente. Na vertente económica, Washington está preocupada com o risco de recessão nos Estados Unidos, mas acredita que as bases da economia permanecem sólidas, disse a presidente do Conselho de Assessores Económicos da Casa Branca. E o iene bateu esta quarta-feira mínimos de 24 anos face ao dólar.

Reuters

Pelo menos 280 pessoas morreram em sismo no Afeganistão

Pelo menos 280 pessoas morreram esta quarta-feira no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter, de acordo com autoridades oficiais. “Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, na rede social Twitter. “Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipas para a área imediatamente para evitar uma catástrofe”, acrescentou. As equipas de socorro estão a chegar ao local de helicóptero. Pelo menos 90 casas ficaram destruídas em Paktika, onde dezenas de pessoas podem estar presas sob os escombros. Autoridades alertam que o número de vítimas mortais poderá aumentar.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

CNBC

Casa Branca alerta para risco de recessão mas vê economia sólida

Washington está preocupada com o risco de recessão nos Estados Unidos, mas acredita que as bases da economia permanecem sólidas para lidar com isso, segundo a presidente do Conselho de Assessores Económicos da Casa Branca. “É obviamente uma preocupação, mas a espinha dorsal da nossa economia continua forte”, disse Cecilia Rouse à cadeia de televisão norte-americana CNBC. Cecilia Rouse lembrou a contração o PIB registada no primeiro trimestre, insistindo que se deveu às fracas exportações. “Se olhar para os principais componentes do PIB no último trimestre, foram realmente muito fortes em termos de gastos do consumidor. O mercado de trabalho continua forte”, acrescentou. E, de acordo com a conselheira da Casa Branca, o crescimento prossegue.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Iene e mínimos de 24 anos

O iene bateu esta quarta-feira mínimos de 24 anos face ao dólar depois de o Banco Central do Japão ter decidido, a semana passada, manter as taxas de juro, contrastando com os restantes bancos centrais que têm optado por adotar políticas monetárias mais restritivas para tentar travar o aumento da inflação. O iene chegou a cotar nos 136,71 face ao dólar durante a sessão desta quarta-feira, o valor mais baixo desde outubro de 1998, embora tenha recuperado ligeiramente junto ao fecho. Os analistas não antecipam o fim das vendas em massa que já levaram a moeda nipónica a desvalorizar 18% este ano. A desvalorização cambial é particularmente grave num momento em que os preços da energia estão em alta o que pressiona a balança das transações correntes

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

France 3

Palácio dos Festivais de Cannes vendido virtualmente como NFT em leilão

Dez lugares emblemáticos da cidade de Cannes, no sul de França, incluindo o Palais des Festivals, foram vendidos virtualmente, sob a forma de NFT, num leilão que arrecadou mais de 330 mil euros. “Pela primeira vez, colocamos à venda NFT (Non Fungible Tokens ou Token Não Fungível) vinculados a lugares imobiliários”, salientou Arnaud Oliveux, leiloeiro da casa Artcurial que administrou a venda que decorreu na capitania do porto de Cannes. Desde março a lei francesa autoriza as casas de leilão a oferecerem “bens intangíveis” e dez lugares emblemáticos da cidade famosa pelo seu festival internacional de cinema foram leiloados.

Leia a notícia completa na France 3 (acesso livre, conteúdo em francês)

Bloomberg

Musk despede 3,5% dos trabalhadores de escritório na Tesla

O empresário Elon Musk esclareceu que os despsdimentos na Tesla se concentram em trabalhadores de escritório e representam 3,5% da força de trabalho, ao contrário da ameaça de 10% feita três semanas antes pelo bilionário. A informação foi adiantada pelo fundador e líder da Tesla durante uma intervenção por videoconferência no Fórum Económico do Catar. Musk justificou a decisão de reduzir os funcionários de escritório com o facto de a empresa de automóveis elétricos ter contratado muitos no passado e que agora é necessário reduzir a força de trabalho neste setor em 3,5%. O homem mais rico do mundo assegurou que, nos próximos meses, o número de trabalhadores da fábrica, responsáveis pela montagem dos veículos, irá aumentar.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Sismo no Afeganistão, economia dos EUA e NFT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião