Imobiliário para milionáriospremium

Os bancos estão hoje mais capitalizados. Já as famílias não tanto. Os comerciais imobiliários gostam de desvalorizar o preço por m2. Pois bem, agora é altura de fazer contas.

Há dias entrei numa imobiliária, em busca de uma tipologia T5 no Grande Porto, e o primeiro imóvel que o comercial me mostrou foi um apartamento de um milhão de euros. Um milhão de euros! Ora, sabe quantos anos precisa uma família portuguesa de trabalhar para ganhar um milhão de euros? A resposta é: em média, cerca de 53 anos.Este é o período de tempo que resulta do quociente entre um milhão e 19 mil euros, que é o rendimento médio bruto declarado por agregado fiscal em Portugal (dados mais recentes da Autoridade Tributária referentes ao ano fiscal de 2019). É claro que apenas uma pequena fração de portugueses algum dia ganhará um milhão de euros, que além disso seriam brutos e carecendo de ajustamento à inflação… É hoje muito difícil racionalizar o preço do imobiliário em Portugal,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.