Banco central da Hungria sobe taxa de juro para 9,75%

  • Lusa
  • 12 Julho 2022

No passado dia 28 de junho, o banco central húngaro já tinha aumentado a taxa de juro para 7,75%.

O banco central da Hungria subiu esta terça-feira a sua principal taxa de juro para 9,75%, duas semanas após um anterior aumento que já tinha colocado os juros no nível mais alto desde 2008.

Confrontado com uma inflação galopante e uma moeda em queda livre, o país tenta conseguir que a Comissão Europeia desbloqueie 7,2 mil milhões de euros de subvenções suspensas por causa da luta insuficiente contra a corrupção.

No passado dia 28 de junho, o banco central húngaro já tinha aumentado a taxa de juro para 7,75%, o nível mais elevado desde a crise financeira de 2008. Esta nova subida foi justificada com a “necessidade de conter a inflação”, indicou a instituição em comunicado.

A Hungria tem registado uma taxa de inflação de dois dígitos nos últimos meses, o que acontece pela primeira vez em 20 anos. Segundo analistas, a nova decisão de política monetária visa também estabilizar a moeda húngara, o forint, que tem recuado nas últimas semanas face ao euro devido à incerteza sobre o bloqueio dos fundos europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco central da Hungria sobe taxa de juro para 9,75%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião