Bruxelas pede “ação reforçada e concertada” na UE para controlar surto de Monkeypox

  • Lusa
  • 27 Julho 2022

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, defende que a União Europeia deve “continuar a trabalhar em conjunto para controlar o surto” de Monkeypox.

A Comissão Europeia pediu uma “ação reforçada, concertada e coordenada” na União Europeia (UE), o “epicentro dos casos detetados” de Monkeypox, para controlar o surto, agora classificado como emergência de saúde pública de preocupação internacional.

“À luz da declaração da OMS [Organização Mundial da Saúde] de uma emergência de saúde pública de preocupação internacional em relação à varíola macaco, […] escrevo a fim de apelar a uma ação reforçada, concertada e coordenada da UE para abordar uma situação global em desenvolvimento, em que a União Europeia é o epicentro dos casos detetados”, afirma a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa missiva enviada esta quarta-feira aos ministros europeus da tutela.

Na carta, a que a Lusa teve acesso, a responsável vinca que “não há tempo para complacências”, pelo que a UE deve “continuar a trabalhar em conjunto para controlar o surto”. “As nossas prioridades claras neste ponto devem ser a intensificação da vigilância, identificação e notificação de casos, isolamento, rastreio de contactos e vacinação, bem como a prevenção da infeção e campanhas claras de comunicação dos riscos em todos os Estados-membros e países do Espaço Económico Europeu [EEE]”, salienta Stella Kyriakides.

A comissária europeia defende, assim, uma “vigilância sólida e atempada e a comunicação de dados a nível da UE”, um “rastreio eficaz do contacto e isolamento dos casos para ajudar a controlar o surto” e ainda uma “comunicação pública dos riscos”.

Stella Kyriakides adianta que a UE já comprou 160 mil doses da vacina Jynneos, estando agora a preparar dois procedimentos de aquisição conjunta para a compra de mais vacinas contra a varíola de macacos da Bavarian Nordic e do antiviral Tecovirimat.

Na semana passada, a OMS declarou o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países. “Temos um surto que se está a espalhar rapidamente à volta do mundo, do qual sabemos muito pouco e que cumpre os critérios dos regulamentos internacionais de saúde”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa, após a reunião do Comité de Emergência que avaliou a evolução da doença no mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas pede “ação reforçada e concertada” na UE para controlar surto de Monkeypox

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião