O direito (e o dever) de censurarpremium

Vale a pena recordar que estamos em tempo de guerra e que a censura à propaganda do Kremlin é necessária

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu manter a proibiçãode emissão dos canais Russia Today e Sputnik - embora a decisão superior diga respeito ao RT France, ela estende-se naturalmente ao bloqueio original aplicado no espaço da União Europeia. Os canais de propaganda e desinformação do Kremlin vão continuar oficialmente proibidosno espaço da União Europeia. Vale a pena assumir a verdade: sim, obviamente que o bloqueio destes canais é um ato de censura. Mas também é importante assumir objetivamente que tipo de censura está em causa. O que foi censurado foi a promoção do discurso, não o discurso em si mesmo. Todos os dias qualquer meio de comunicação ocidental exibe declarações do Kremlin, inclui vozes que promovem a opinião Rússia e tenta apresentar as opiniões de ambos os

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.