Cresap fica sem presidente em meados de outubro

  • Rita Atalaia
  • 4 Outubro 2016

A Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública vai perder o presidente, João Bilhim, a partir de outubro. Governo pode substituir ou decidir fazer alterações na Comissão.

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) vai ficar sem presidente a partir de 12 de outubro. João Bilhim vai reformar-se, mas ainda não se sabe se será substituído ou se o Governo vai optar por outro caminho. O Executivo poderá escolher outro dirigente ou aproveitar esta saída para fazer alterações ou extinguir a comissão.

O jornal Público diz que o Governo podia ter emitido um despacho a autorizar João Bilhim a manter-se em funções por razões de interesse público excecional. No entanto, este despacho não foi proferido e o futuro da Cresap é agora desconhecido.

Questionado pelo jornal sobre os próximos passos a dar neste processo, o Ministério das Finanças não respondeu. Entre as opções, o Governo pode ainda estar a equacionar proferir o despacho para que o presidente da Cresap termine o mandato, pode extinguir a comissão ou fazer alterações ao seu funcionamento.

O Público diz que o Governo sabia da reforma de João Bilhim desde 20 de abril e que a situação foi referida numa reunião pedida pelo presidente da comissão à secretária de Estado da Administração Pública. “Tudo foi dito atempadamente”, disse João Bilhim ao jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cresap fica sem presidente em meados de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião