Três empresas estatais chinesas saem da Bolsa de Valores de Nova Iorque

  • Lusa
  • 12 Agosto 2022

Com 30 minutos de diferença, a PetroChina Ltd., China Life Insurance Ltd. e China Petroleum & Chemical Co. anunciaram a saída da bolsa de Nova Iorque pelo pequeno volume de negociação das suas ações.

Três empresas estatais chinesas anunciaram esta sexta-feira planos para sair da Bolsa de Valores de Nova Iorque, ilustrando a crescente desassociação das duas maiores economias mundiais, face ao escrutínio sobre as auditorias das empresas. A PetroChina Ltd., China Life Insurance Ltd. e China Petroleum & Chemical Co. não fizeram referência à disputa sobre as regras de auditoria ou às tensões entre Estados Unidos e China.

Em comunicados separados, mas com palavras semelhantes, emitidos com 30 minutos de diferença, as empresas citaram o pequeno volume de negociação das suas ações em Nova Iorque. As firmas disseram que as ações vão continuar a ser negociadas na Bolsa de Valores de Hong Kong, que está aberta a investidores não chineses.

Washington alertou que as empresas chinesas, incluindo o grupo Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico do mundo, podem ser forçadas a abandonar o mercado de capitais dos Estados Unidos, se Pequim se recusar a permitir que os reguladores norte-americanos façam auditoria às empresas.

As autoridades norte-americanas alegam que os outros governos estrangeiros concordam com essa medida, que é exigida pela lei dos EUA. A China diz que as negociações estão a progredir, mas autoridades dos EUA dizem que há questões importantes que não foram ainda resolvidas.

Os cidadãos norte-americanos também estão impedidos, por uma ordem emitida pelo anterior Presidente Donald Trump, de investir em ações de dezenas de empresas, que o Pentágono disse apoiarem o desenvolvimento militar da China. As três empresas que anunciaram a sua saída dos mercados dos EUA não estão nessa lista negra.

O maior serviço de transportes compartilhados da China, o Didi Chuxing, deixou a Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 10 de junho, e ingressou na bolsa de Hong Kong. A PetroChina, China Life e China Petroleum & Chemical, conhecida como Sinopec, disseram que os títulos afetados são ações depositárias norte-americanas, ou ADS, que representavam ações negociadas em Hong Kong.

O regulador de valores mobiliários chinês disse que a decisão das empresas teve como base “as suas próprias considerações comerciais”. Numa breve declaração, o regulador prometeu “manter a comunicação” com reguladores estrangeiros, para “salvaguardar conjuntamente os direitos e interesses legítimos das empresas e investidores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três empresas estatais chinesas saem da Bolsa de Valores de Nova Iorque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião