Escritor britânico Salman Rushdie atacado em Nova Iorque

  • Lusa
  • 12 Agosto 2022

O escritor britânico foi atacado quando estava a iniciar uma palestra em Chautauqua, Nova Iorque.

O escritor britânico Salman Rushdie foi esta sexta-feira atacado quando estava a iniciar uma palestra em Chautauqua, Nova Iorque, testemunhou um repórter da agência norte-americana Associated Press. De acordo com o relato do jornalista, Rushdie foi atacado por um homem que o derrubou quando o escritor estava a ser apresentado.

O atacante foi dominado e Rushdie foi visto por testemunhas a abandonar o local, apoiado. Salman Rushdie é o autor de “Os Versículos Satânicos”, obra pela qual foi condenado à morte pelo Irão do líder religioso Ayatollah Khomeini, que emitiu uma ‘fatwa’ (decreto da lei islâmica) contra o escritor, galardoado com o prémio Booker.

O escritor chegou a viver na clandestinidade, sob segurança. O Irão ofereceu então uma recompensa de três milhões de dólares a qualquer pessoa que matasse Rushdie. O governo do Irão há muito que se distanciou do decreto de Khomeini, mas o sentimento anti-Rushdie permanece.

Em 2012, uma fundação religiosa iraniana aumentou a recompensa pelo assassinato de Rushdie para 3,3 milhões de dólares. Rushdie desvalorizou a ameaça na altura, dizendo que não havia “nenhuma prova” de que as pessoas estivessem interessadas na recompensa. Nesse ano, o escritor publicou o livro de memórias “Joseph Anton – Uma Memória”, sobre a ‘fatwa’.

Autor de cerca de duas dezenas de títulos, Rushdie recebeu o prémio Booker em 1981 por “Os Filhos da Meia-Noite”, também distinguido com o Booker of Bookers, em 1993, e, em 2008, o Best of the Booker. “O Último Suspiro do Mouro” valeu-lhe o prémio Withbread, em 1995, e o Prémio Literatura da União Europeia, em 1996. Salman Rushdie é publicado em Portugal pela Dom Quixote.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escritor britânico Salman Rushdie atacado em Nova Iorque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião