Wall Street encerra semana em alta com investidores otimistas face à inflação

Os principais índices de Wall Street encerraram esta semana em alta após saírem novos dados favoráveis a um cenário de abrandamento da inflação. Preços de importação dos EUA caem 1,4%.

A bolsa de Nova Iorque encerra a sessão desta sexta-feira em terreno positivo, com ganhos superiores a 1%, à medida que surgem mais dados a favor de um abrandamento da inflação nos EUA.

O índice financeiro S&P 500 avança 1,73% para 4.279,95 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones, que sobe 1,27% para 33.761,11 pontos. A acompanhar a tendência está também o tecnológico Nasdaq, a disparar 2,06% para os 13.565,872 pontos. Com os resultados desta sexta-feira, o S&P 500 regista um ganho semanal acima dos 3%.

A impulsionar o S&P 500 esteve a Tesla, contrariando a evolução da passada quinta-feira, ao registar ganhos de 4,68% para os 900,09 dólares por ação. Na mesma direção seguiu também a plataforma de comércio online, Etsy, cuja valorização atingiu os 4,56% para os 119,91 dólares por ação.

Os preços de importação dos EUA caíram 1,4% em julho, pela primeira vez em sete meses, em parte devido à valorização do dólar, segundo dados do Departamento do Trabalho americano. Ao mesmo tempo, os dados indicam que também os preços de exportação caíram 3,3% em julho, após acelerarem 0,7% em junho. Já os preços das exportações agrícolas caíram 3%. A queda nos preços está a ser alimentada pela desvalorização do petróleo e de outras commodities, avançou a Reuters.

Os dados preliminares do índice de confiança do consumidor, referente a agosto, também apontam para uma revisão em baixa da inflação esperada pelos consumidores americanos a curto prazo, em parte devido a uma queda nos preços da gasolina. A leitura da Universidade de Michigan indica que a expectativa de inflação dentro de um ano caiu para os 5%, o valor mais baixo dos últimos seis meses, enquanto no prazo de cinco anos a expectativa subiu para 3%, avançou a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street encerra semana em alta com investidores otimistas face à inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião