Nas notícias lá fora: turismo, Angola e Brasil

  • ECO
  • 17 Agosto 2022

Novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro defendeu o uso de urnas eletrónicas e Musk garante que estava a brincar quando escreveu no Twitter que ia comprar o Manchester United.

Nem a guerra na Ucrânia, inflação em torno dos 10%, nem as greves na Ryanair ou EasyJet têm arrefecido o ânimo dos turistas desejosos de recuperar o tempo perdido. Os hotéis em Espanha antecipam manter as portas abertas até finais de novembro. Mas o sol e o calor forçaram as autoridades nova-iorquinas a recomendar aos residentes que poupem água, porque atravessam uma seca quase inédita na maior parte do Estado. Veja as notícias que marcam a atualidade internacional.

Cinco Días

Verão recorde leva hoteleiros a estender atividade até novembro

Os empresários hoteleiros revelam um entusiasmo contido no momento de avaliar o verão recorde após dois anos de pandemia. Nem a guerra na Ucrânia, inflação em torno dos 10%, nem as greves na Ryanair ou EasyJet têm arrefecido o ânimo dos turistas desejosos de recuperar o tempo perdido. Os hotéis nas três províncias de Valência superaram os níveis de ocupação os preços anteriores à pandemia. A Associação Empresarial de Hotelaria e Turismo da Comunidade Valenciana avança que houve aumentos de preços entre 5 e 20%, mas isso não afetou a procura e antecipa que 85% dos hotéis se mantenham abertos até 30 de novembro. Em julho a ocupação foi de 90% e em agosto poderá chegar a 92%.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Jornal de Angola

Banco central angolano suspende Finibanco do mercado cambial após detetar infrações

O Banco Nacional de Angola (BNA) suspendeu o Finibanco Angola do mercado cambial durante 45 dias, depois de ter detetado infrações na classificação do perfil de risco de clientes e no controlo das importações. A medida cautelar de suspensão de participação no mercado cambial, por um período de 45 dias, pretende “assegurar os direitos dos depositantes e a tutela dos investidores” e ainda proteger o sistema financeiro angolano. A decisão surgiu após uma “inspeção pontual” ao Finibanco Angola para “aferir o grau de cumprimento da regulamentação referente à execução de operações cambiais” e “os critérios para a classificação de operações de risco”.

Leia a notícia completa no Jornal de Angola (acesso condicionado)

Globo

Juiz defende urnas eletrónicas à frente de Lula e Bolsonaro

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro defendeu o uso de urnas eletrónicas e o combate às notícias falsas numa cerimónia que juntou Lula da Silva e Jair Bolsonaro no início da campanha presidencial. “Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar, somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia do mundo que apura os votos e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia com agilidade, segurança, competência e isto é motivo de orgulho nacional”, disse o juiz Alexandre de Moraes na sessão solene em que assumiu a presidência do TSE ao lado do juiz Ricardo Lewandowski, que se tornou vice-presidente do mesmo tribunal.

Leia a notícia completa na Globo (acesso livre)

WYRK

Autoridades de Nova Iorque recomendam aos residentes que poupem água

As autoridades nova-iorquinas recomendaram aos residentes que poupem água, quando se verifica uma seca quase inédita na maior parte do Estado, com algumas cidades especialmente afetadas pela falta de chuva, como a Big Apple. A governadora, Kathy Hochul, declarou o nível de vigilância devido à seca — o primeiro de quatro níveis de alerta — em quase todos os condados do Estado, o que não implica restrições, e aconselhou os cidadãos a conservar água nas “próximas semanas”, no caso dos que dependem de recursos privados. Esta vigilância é ativada segundo um índice que mede os níveis de precipitação, bem como os de lagos, reservas, rios e correntes subterrâneas.

Leia a notícia completa em WYRK (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Musk diz que estava a brincar quando anunciou que ia comprar o Manchester United

O homem mais rico do mundo garante que estava a brincar quando escreveu na rede social Twitter que ia comprar o clube de futebol inglês Manchester United. “Não, esta é uma piada há muito a correr no Twitter”, escreveu Elon Musk. “Não vou comprar nenhuma equipa desportiva”, acrescentou quando questionado por um utilizador que estava a falar a sério sobre a possibilidade de comprar o clube.

“No entanto, se fosse alguma equipa seria o Manchester United”, acrescentou. “Era a minha equipa favorita em criança”, explicou o magnata.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: turismo, Angola e Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião