62% dos apoios a consórcios para inovação vão para empresas

  • ECO
  • 17 Agosto 2022

A primeira tranche do PRR destinada aos consórcios de inovação atribuiu 612 milhões de euros a fundo perdido, dos quais 62% para empresas e 38% para o sistema de investigação e inovação.

A primeira tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinada aos consórcios de inovação atribuiu 612 milhões de euros a fundo perdido, dos quais 62% para empresas e 38% para o sistema de investigação e inovação, avança o Público (acesso condicionado).

Estes 612 milhões serão distribuídos por entre 350 e 400 empresas e entidades, sendo que o IAPMEI, que lidera a gestão do programa dos consórcios para a inovação, indica que só pode divulgar quanto é que cada consórcio vai receber mais tarde, sendo que o montante variar consoante vários critérios, nomeadamente o tipo de despesa ou se se trata de uma empresa ou não. “O valor individual será publicado após a confirmação das condicionantes e da realização dos controlos de limites de auxílios de Estado”, justifica a entidade.

As agendas mobilizadoras preveem uma dotação de 930 milhões de euros, pelo que com 612 milhões de euros atribuídos a 13 consórcios e 38 ainda à espera, já só sobram 318 milhões da dotação inicial. Ou seja, dois terços estão praticamente entregues. Nesse contexto, segundo o Público, deverá ser necessário um reforço do programa que deverá chegar com os 1.634 milhões de euros adicionais que Bruxelas vai dar ao PRR português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

62% dos apoios a consórcios para inovação vão para empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião