Europa arrisca-se a ser ultrapassada pelos EUA na corrida ao hidrogénio verde, diz CEO da Fortescue Future Industries

  • Capital Verde
  • 22 Agosto 2022

CEO da Fortescue Future Industries considera que os investidores em hidrogénio verde vão começar a beneficiar com o plano de Biden, a menos que Bruxelas melhore os incentivos.

A Europa poderá ter dificuldades em alcançar as metas previstas para o hidrogénio verde, e reduzir a dependência do gás russo, a menos que consiga igualar os avanços feitos pelos Estados Unidos em matéria ambiental, depois da aprovação da lei anti-inflação, o Inflation Reduction Act (IRA, na sigla em inglês), na semana passada.

A opinião, proferida por Mark Hutchinson, CEO da energética Fortescue Future Industries, em entrevista ao Financial Times, publicada esta segunda-feira, surge numa altura em que o principal gasoduto que liga a Rússia à Alemanha, e abastece o bloco europeu, se prepara para uma nova suspensão no final do mês, voltando a reacender as preocupações de que a Europa poderá ficar sem reservas para o inverno. Segundo o líder da energética, se Bruxelas pretende levar a sério a substituição do gás russo, torna-se imperativo melhorar os seus incentivos, caso contrário “todo o capital verde vai fluir para os EUA”, esclareceu.

No ano passado, a Fortescue fechou milhares de milhões de dólares em acordos de fornecimento de hidrogénio verde, mas ainda não iniciou a produção comercial do combustível. Um deles foi com a Alemanha, depois de ter acordado fornecer 5 milhões de toneladas por ano até 2030 para substituir cerca de um terço de suas importações alemãs de gás russo. “Os EUA mudaram o jogo. Criaram uma indústria do nada”, cita a publicação as declarações de Hutchinson, que diz que os investidores em combustível “limpo” vão começar a aproveitar o plano de Biden, a menos que Bruxelas melhore os incentivos.

O hidrogénio verde tem sido encarado como uma peça-chave do plano da União Europeia para reduzir a dependência do gás russo, mas ainda encontra-se longe de ser produzido em grande escala devido aos custos de produção e problemas de transporte. Embora existam grandes projetos de hidrogénio previstos para a Europa — em Portugal inclusive — as decisões finais sobre investimentos apenas foram tomadas em alguns países. Isso é, em parte, reflexo da necessidade de maior clareza na regulamentação e incentivos para tornar o custo do hidrogénio verde competitivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa arrisca-se a ser ultrapassada pelos EUA na corrida ao hidrogénio verde, diz CEO da Fortescue Future Industries

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião