BRANDS' TRABALHO HCM: conhece o novo paradigma da gestão de recursos humanos?

  • BRANDS' TRABALHO
  • 6 Setembro 2022

“As pessoas são um cliente tão importante para as empresas quanto os próprios clientes”, quem o diz é Ricardo Parreira, CEO da PHC Software. O Human Capital Management chegou e veio para ficar.

Modelos de trabalho híbridos, flexibilidade, redefinição da employee journey, desenvolvimento de competências, atenção à diversidade, equidade e inclusão.

Estas são apenas algumas das tendências atuais no que diz respeito à gestão de recursos humanos. E se já vinham a ser desenhadas no horizonte, a verdade é que com o impacto da pandemia, acabaram por se revelar na sua plenitude.

Hoje, já nenhuma organização pode ignorá-las, sob pena de perder competitividade: nesta nova era da gestão de capital humano, não conseguir captar e reter talento pode ditar a sobrevivência de uma empresa.

Afinal, como é que se consegue colocar as pessoas no centro, assegurar-lhes bem-estar, criar superequipas motivadas e criativas e, ao mesmo tempo, garantir o retorno esperado, cumprindo a estratégia da empresa?

Chegou o Human Capital Management

O HCM — ou Gestão de Capital Humano — é a resposta de que as empresas precisam: um novo modelo de gestão integrada de pessoas, destinado a ir ao encontro dos desafios que hoje as organizações enfrentam, com recurso à tecnologia.

Muito mais do que processar vencimentos, o HCM assenta em quatro pilares cruciais na employee journey de uma empresa:

  1. Atração de talento e Recrutamento;
  2. Liderança e desenvolvimento;
  3. Cultura e bem-estar, agilidade no trabalho;
  4. Gestão administrativa e payroll.

Assente em tecnologia analítica e partindo de ferramentas de automatização, controlo e monitorização, o HCM permite acompanhar indicadores relativos aos objetivos da organização — produtividade, absentismo, entre outros —, avaliando o grau de satisfação, a motivação dos colaboradores e o seu envolvimento com a organização.

Mas não só; as redes sociais empresariais potenciam a chamada inteligência, em que várias experiências são vividas em prol da organização, fomentando a inovação e a criatividade de todos, ao mesmo tempo que reduzem significativamente a utilização do e-mail, aumentando ainda mais a produtividade.

Mas além da visão do todo, o Human Capital Management permite acompanhar cada colaborador em particular, sendo mais fácil perceber como é que cada jornada deve ser conduzida para melhor potenciar competências e proporcionar bem-estar físico e psicológico.

Ou seja, ao libertar os departamentos de recursos humanos de muita da burocracia que lhes compete, o HCM permite criar uma experiência inspiradora para os colaboradores com o intuito de potenciar o desenvolvimento das pessoas, aumentar a produtividade e gerar valor acrescentado para o negócio.

A tecnologia certa, no momento certo

A gestão de recursos humanos está, atualmente, longe de se limitar às tarefas tradicionais relacionadas com o recrutamento, processamento de salários e administração de benefícios.

Compreender profundamente os colaboradores, as suas necessidades de formação e de crescimento, e o grau de impacto que cada um tem na organização é crucial.

Razões que explicam o facto do HCM ser um modelo cada vez mais difundido, por permitir não só abarcar as funções convencionais dos departamentos de recursos humanos, como também por incluir todos os aspetos a que é, hoje, imprescindível dar atenção.

Para que os processos de HCM sejam corretamente implementados e geridos, torna-se importante recorrer a ferramentas tecnológicas adequadas.

 

A solução Human Capital Management da PHC Software está totalmente integrada com o software de gestão das empresas, permitindo uma gestão eficiente de todos os processos relacionados com os recursos humanos, tornando qualquer organização mais ágil e, por conseguinte, mais produtiva.

Uma solução completa, de A a Z, que inclui todos os momentos da jornada do colaborador, e que permite a gestão integrada de pessoas na empresa, desde o recrutamento à gestão administrativa, passando pelo acompanhamento diário, sistemas de avaliação reveladores e potenciadores do mérito, aposta forte na formação e no bem-estar tanto coletivo como individual.

Empresas mais colaborativas, produtivas e sustentáveis em que as análises de dados têm papel de destaque, ajudando os gestores a acompanharem os resultados, identificando os pontos onde deve atuar.

Só assim é possível elevar a performance da gestão de pessoas na empresa a um outro nível e com toda a eficácia, essa é a mais valia que o Human Capital Management traz às empresas.

Entre hoje mesmo na Human Age, os seus colaboradores vão agradecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HCM: conhece o novo paradigma da gestão de recursos humanos?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião