AXA desculpa-se por encenação de incêndio com Tesla

  • ECO Seguros
  • 4 Setembro 2022

Durante testes de colisão, a AXA Suíça destruiu um modelo S da Tesla. Após indignação nas redes sociais devido a vídeo enganador, a AXA emitiu um pedido de desculpas.

Durante testes de colisão, a AXA Suíça destruiu, e filmou em vídeo, um modelo S da Tesla. O objetivo era demonstrar que as baterias dos veículos elétricos se incendeiam se o chassis for danificado. Após indignação nas redes sociais, a seguradora emitiu um pedido de desculpas.

No vídeo partilhado pela AXA, um Tesla Modelo S é visto a subir uma rampa antes de capotar e se incendiar. O evento espalhou-se nas redes sociais antes de a seguradora admitir à publicação alemã 24AutoDE que não havia bateria no veículo, e que, em vez disso, teria utilizado pirotecnia.

“O objetivo, com os testes de colisão deste ano, foi chamar a atenção para as estatísticas e, ao mesmo tempo, sensibilizar para os riscos que podem potencialmente surgir com acidentes de carros movidos a bateria”, explicou a AXA Suíça.

“Por razões de segurança, não seria possível criar um verdadeiro incêndio com bateria num evento com cerca de 500 pessoas, razão pela qual foi encenado um incêndio com pirotecnia”, disse a AXA à publicação automóvel.

“Felizmente, os incêndios são muito raros em carros elétricos, bem como em motores de combustão convencionais”, admitiu a seguradora. “Lamentamos que a edição de 2022 dos testes de impacto possa ter transmitido uma má impressão da eletromobilidade ou criado dúvidas sobre a mesma. Estamos convencidos de que a mudança para a eletricidade irá desempenhar um papel central no futuro do tráfego automóvel. É por isso que acreditamos que é importante analisar de perto a eletromobilidade e a segurança que ela oferece”.

Todos os anos, como parte do trabalho de investigação e prevenção de acidentes da AXA Suíça, a companhia realiza testes de colisão para simular acidentes num ambiente seguro.

Em 2020, o foco foi nos veículos utilitários desportivos; em 2021, nos veículos recreativos ou camionetas de campismo; e 2022, na eletromobilidade.

As estatísticas da AXA Suíça indicam que os veículos elétricos não se incendeiam com mais frequência do que os com motor de combustão. A companhia disse ser agora obrigada a admitir que, na ausência de qualquer contexto, o material de imagem correspondente parece retratar o contrário.

“Lamentamos muito a confusão causada e queremos expressar as nossas sinceras desculpas”, declarou a AXA Suíça. “Vamos analisar novamente os testes de colisão de 2022 com mais pormenor, aprender as lições e utilizar as ideias no nosso trabalho futuro para ajudar a aumentar a segurança rodoviária”.

As estatísticas da AXA Suíça demonstram que, “em comparação com os condutores de veículos de combustão tradicionais, os proprietários de veículos elétricos são responsáveis por 50% mais colisões que causam danos no seu próprio veículo”. Demonstram ainda que os condutores de veículos elétricos potentes são mais suscetíveis de causar danos ao seu próprio veículo ou a veículos de terceiros.

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