Seguradoras impedidas de ajudar a Rússia em relação ao petróleo

  • ECO Seguros
  • 5 Setembro 2022

Segundo a Associated Press, os ministros declararam que seria imposto um limite de preços, o que impede as companhias de seguros de ajudar a Rússia a vender petróleo a preços acima do limite.

Os ministros das finanças do G-7 comprometeram-se, na sexta-feira, a impor um limite aos preços do petróleo russo, numa tentativa de limitar as receitas do Kremlin e a sua capacidade de financiar a guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que reduz o impacto da guerra nos preços da energia e na inflação.

Segundo a Associated Press, os ministros disseram que imporiam um limite de preços, o que iria impedir as companhias de seguros de ajudar a Rússia a vender petróleo a preços acima do limite estabelecido.

A decisão surge na sequência das discussões na cimeira do grupo no início deste ano e visa resolver um dos problemas com as sanções contra a Rússia: os preços globais do petróleo elevados devido a receios de restrição do abastecimento.

Numa declaração emitida pela Alemanha, que preside ao G-7 este ano, os ministros afirmam que “confirmam a intenção política conjunta de finalizar e implementar uma proibição abrangente de serviços que permitem o transporte marítimo de petróleo bruto e produtos petrolíferos de origem russa a nível mundial”.

A prestação desses serviços “só seria permitida se o petróleo e os produtos petrolíferos fossem adquiridos a um preço determinado pela vasta coligação de países que aderem e implementam o limite de preços”, acrescentaram.

A declaração não apresentou qualquer proposta de valor para um potencial limite de preço e também não especificou quando é que o G-7 pretende finalizar o plano. Dizia que “convidamos todos os países a darem o seu contributo para a concepção do price cap e a implementarem esta importante medida”, apelando a uma “ampla coligação, a fim de maximizar a eficácia”.

A União Europeia decidiu impor uma proibição a 90% do petróleo russo que vem por mar, mas isso só entrará em vigor no final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras impedidas de ajudar a Rússia em relação ao petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião