PortAventura quadruplica as receitas e volta a ter lucro após pandemia

  • Servimedia
  • 6 Setembro 2022

O parque temático espera atingir 5,3 milhões de visitantes este ano.

O PortAventura World, o resort temático de Tarragona, voltou a ter lucro no ano passado, segundo a Expansión, após perdas de 55 milhões de euros causadas em 2020 pela pandemia, noticia a Servimedia.

A Paesa Entertainment Holding, empresa que agrupa tanto os parques temáticos como os hotéis do resort, fechou 2021 com um lucro líquido ajustado de 8,8 milhões de euros, num ano em que o resort registou um total de 3,4 milhões de visitantes, um número ainda condicionado pela capacidade máxima estabelecida pelo governo e pela menor presença de visitantes internacionais.

As restrições para combater a covid-19 explicam porque em 2020 o PortAventura só funcionou durante 107 dias e os seus rendimentos caíram 84%. Por outro lado, no ano passado, embora com restrições de capacidade, o parque temático esteve em funcionamento durante 204 dias, o que lhe permitiu quadruplicar confortavelmente o seu volume de negócios consolidado, que foi de 165,3 milhões de euros (+332%).

O volume de negócios, contudo, está ainda longe dos 241 milhões alcançados em 2019, o ano financeiro anterior ao surto da emergência sanitária, quando as instalações estiveram abertas ao público durante 242 dias.

A empresa, que é controlada a 50% por fundos internacionais KKR e Investindustrial, afixou um ebitda consolidado de 70,2 milhões de euros em 2021, comparado com um ebitda negativo de 7 milhões de euros no ano financeiro anterior.

Apesar da guerra na Ucrânia e do seu impacto na economia global, o resort mantém as previsões anunciadas na altura, que apontavam para 5,3 milhões de visitantes, mesmo acima do recorde histórico de 5,1 milhões alcançado em 2019.

O conflito armado tem tido um impacto direto no parque, que costumava ser visitado por cerca de 300 mil turistas russos todos os anos e também por ucranianos. Depois de Espanha, Reino Unido e França, a Rússia era o quarto país de origem da maioria dos visitantes. Por essa razão, o PortAventura World está a tentar compensar a ausência de russos e ucranianos com mais público nacional.

Ainda sob o impacto do coronavírus, o PortAventura investiu, em 2021, em projetos como a expansão do Hotel Colorado Creek com 141 quartos, ao qual atribuiu 16 milhões de euros, ou o lançamento, por cinco milhões, do restaurante La Liga TwentyNine, em aliança com a entidade presidida por Javier Tebas e Kosmos, a holding do jogador de futebol Gerard Piqué.

Nova atração e reforço da sustentabilidade

O PortAventura planeia gastar 20 milhões de euros na construção de uma nova atração que já está em curso e que, em princípio, estará pronta em maio do próximo ano.

Em agosto passado, o resort obteve luz verde para começar a trabalhar numa central fotovoltaica de 6,05 megawatts, com a qual espera cobrir cerca de um terço das suas necessidades energéticas. O investimento ascende a 4,8 milhões de euros.

O complexo solar foi concebido pela Endesa X, uma subsidiária do grupo de eletricidade, que também será responsável pela sua construção.

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