LaLiga e Galaxy Racer criam uma empresa comum

  • Servimedia
  • 6 Setembro 2022

A LaLiga e a Galaxy Racer estão a criar uma empresa comum com o objetivo de transformar mais de 200 milhões por ano no mercado MENA e no subcontinente indiano.

A LaLiga e a multinacional transmedia Galaxy Racer (GXR), especializada em eSports, chegaram a um acordo para a criação de uma empresa conjunta para reforçar a presença de LaLiga na região do Médio Oriente e Norte de África (MENA) e no subcontinente indiano, de acordo com Cinco Días, noticia a Servimedia.

Esta empresa comum, que funcionará durante 15 anos, tem como objetivo ter um volume de negócios de 3 mil milhões de euros, cerca de 200 milhões por época num mercado com 1.300 milhões de jovens com menos de 30 anos de idade.

Este é um compromisso importante para com este mercado, que atualmente gera cerca de cinco milhões de euros em receitas, sem contar com os direitos audiovisuais.

A GXR, fundada em 2019 por Paul Roy, CEO do grupo, é uma das maiores organizações de eSports, jogos e entretenimento do mundo, com presença na região do Médio Oriente e Norte de África, América do Norte, Sudeste Asiático, Sul da Ásia e Europa.

Esta nova parceria, detida a 50% por ambas as entidades, investirá entre 30 e 40 milhões para impulsionar a competição na região e posicionará a GXR como parceiro local da LaLiga no mercado MENA e no subcontinente indiano, o que resulta numa estreia histórica para o mundo dos direitos desportivos nestes territórios.

Além disso, a empresa comum vai atuar como agência de direitos televisivos para a região MENA e para o subcontinente indiano. A Galaxy Racer já trabalhou com a LaLiga no campo dos eSports, no mundo dos influenciadores e dos conteúdos digitais, pontos-chave do acordo, que inclui a gravação de documentários, realização de torneios e eventos físicos, para os quais criará um estúdio de produção para a gravação de conteúdos deste tipo.

O acordo proporciona à LaLiga uma nova via para explorar a sua propriedade intelectual através de um parceiro local que tem um alcance de mercado muito relevante – a GXR tem mais de 500 milhões de seguidores em todo o mundo – e uma plataforma com experiência em seis verticais chave: licenciamento, criação de conteúdos, eSports, gestão de influências/talentos, merchandising e música.

Com sede nos Emirados Árabes Unidos, terá uma equipa de cerca de 20 pessoas dedicadas ao desenvolvimento da marca e à procura de novas oportunidades de negócio, com um conselho de administração de cinco pessoas, incluindo a CEO Maite Ventura. Além disso, Luis Cárdenas, atual diretor comercial de LaLiga MENA, será o responsável pela área comercial como CCO.

A empresa conjunta trabalhará em coordenação com os delegados de LaLiga baseados em Marrocos, Egipto, Qatar, KSA, Turquia, Israel, Índia e Emirados Árabes Unidos, que vão continuar a ser um componente chave para o crescimento regional.

Uma série de colaborações com a LaLiga e a Galaxy Racer já estão em andamento, incluindo uma série de documentários, torneios, merchandising, eventos físicos e atividades. MENA é uma região considerada um dos territórios de crescimento mais rápido no setor do desporto devido ao investimento em áreas como o golfe, boxe, F1 e corridas de cavalos nos últimos anos, bem como o Campeonato Mundial de Futebol do Qatar 2022 a ser realizado no final deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LaLiga e Galaxy Racer criam uma empresa comum

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião