“O dia mais triste”. Reações à morte de Isabel II

  • Tiago Lopes
  • 9 Setembro 2022

Um pouco por todo o mundo são muitas as homenagens a Isabel II, que morreu esta quinta-feira aos 96 anos, depois de ter ocupado o trono durante sete décadas.

A morte da Rainha Isabel II aos 96 anos deu origem a uma série de reações desde o Papa Francisco, políticos, artistas e muitos outros.

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), através de um comunicado, disse estar “profundamente triste” com a morte da rainha Isabel II, realçando a “dedicação longa e inabalável” em servir o seu povo.

“Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II [Isabel II], Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Estendo as minhas sinceras condolências à sua família enlutada, ao Governo e ao seu povo e à Comunidade das Nações mais ampla”.

O Papa Francisco também reagiu ao anúncio da morte de Isabel II. “Junto-me a todos os que estão de luto por ela e rezo pelo eterno descanso da rainha e presto tributo ao seu serviço incansável pelo bem da sua Nação”, refere o Papa, em comunicado.

Boris Johnson escreveu no Twitter que “este é o dia mais triste”, lembrando o sorriso de Isabel II, “em vários aspetos a melhor monarca da nossa história”.

Barack Obama, através do Twitter, escreveu que ele e a mulher, Michelle Obama, estão “impressionados com seu legado de serviço público incansável e digno”. “Os nossos pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil”, acrescentou.

Numa mensagem divulgada esta quinta-feira, Joe Biden diz que “num mundo em mudança permanente, Isabel II foi um sinal de estabilidade e uma fonte de conforto e orgulho”.

 

A presidente da Comissão Europeia revelou “profunda tristeza pela notícia da morte de Sua Majestade a Rainha Isabel II”.

“Foi a Chefe de Estado que mais tempo serviu e uma das mais respeitadas personalidades em todo o mundo. Expresso as minhas condolências à família real e ao povo britânico”, escreveu Ursula von der Leyen, nas redes sociais.

António Costa também reagiu através das redes sociais, adiantando que recebeu a notícia com “tristeza” enaltecendo o longo “reinado que marcou a história britânica depois da II Guerra Mundial”.

Hillary Clinton fala no “fim de uma era”: “Poucos indivíduos na história da humanidade conduziram o seu povo com tanta firmeza e graça como a Rainha Isabel. As minhas condolências a todos os que hoje lamentam a sua morte e o fim de uma era.”

Dalai Lama, o líder espiritual do Tibete, escreveu a Carlos III onde expressou “profunda tristeza”, adiantando que Isabel II viveu “uma vida com significado e dignidade, graça, um forte sentido de serviço e um coração caloroso”, cita a Sky News.

“É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”, escreveu, por seu turno, no Twitter Jair Bolsonaro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O dia mais triste”. Reações à morte de Isabel II

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião