Fitch: perspetivas globais do setor ressegurador mantêm-se neutras

  • ECO Seguros
  • 11 Setembro 2022

De acordo com a Fitch Ratings, várias perspetivas do setor segurador europeu poderão deteriorar-se se a inflação persistir e as taxas de juro se tornarem mais significativas.

Num estudo recente, a Fitch analisou o potencial impacto de um cenário económico com uma inflação de um dígito mid-to-high ao longo de 2023 e taxas de juro a 10 anos que aumentam em conjunto 300bp em 2022 e 2023.

Os resultados sugerem que os setores dos seguros não-vida seriam tipicamente mais afetados, particularmente aqueles com uma elevada proporção de negócios long-tail (sinistros que afetam anos seguintes) onde a inflação de custos com sinistros superior à prevista poderia levar a deficiências nas reservas.

A Fitch observa que uma inflação elevada poderia também levar a uma pressão de margem para negócios short-tail em mercados onde a concorrência ou constrangimentos sociais limitam a capacidade das seguradoras de aumentar os preços.

As companhias de seguros não-vida que têm níveis de reserva fracos ou que não têm capacidade de fixação de preços estão em risco de nota negativa, diz a Fitch, devido ao impacto adverso da inflação dos sinistros nas margens e no capital.

A análise concluiu que os setores europeus não-vida sob maior pressão estariam em Itália, no Reino Unido e em França.

A Fitch observa ainda que a Itália tem uma elevada proporção de seguros de responsabilidade civil automóvel long-tail, o mercado britânico é particularmente competitivo, e as seguradoras francesas do ramo não-vida já enfrentam exigências governamentais no sentido de conceder descontos a clientes que se debatem com a inflação.

Por outro lado, os ramos vida com grandes livros de apólices de vida tradicionais apoiadas por ativos de duração mais curta do que os passivos seriam beneficiários líquidos do aumento das taxas de juro.

A Fitch escreve que “os ramos vida francês e alemão são os exemplos mais notáveis”, e esperaríamos que os feitos positivos no capital e nos ganhos a médio prazo compensassem os efeitos negativos a curto prazo da volatilidade do investimento, taxas de caducidade mais elevadas e menores volumes de novos negócios”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch: perspetivas globais do setor ressegurador mantêm-se neutras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião