EIOPA avalia qualidade de dados da Solvência II

  • ECO Seguros
  • 13 Setembro 2022

O indicador de qualidade de referência para os relatórios anuais a solo aumentou de 82%, em 2016, para 94%, em 2020. A EIOPA aposta na avaliação e melhoria da qualidade dos dados de supervisão.

A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) publicou um relatório sobre a qualidade dos dados recolhidos com os relatórios de Solvência II.

O estudo apurou que as soluções automatizadas de processamento de dados de qualidade e as ferramentas analíticas avançadas, juntamente com as validações integradas na taxonomia XBRL, têm sido eficazes para melhorar a qualidade dos dados.

De acordo com o estudo, o acesso a dados fidedignos é essencial para uma supervisão funcional assente em data, para a tomada de decisões resultantes de provas, bem como análises micro e macroprudenciais.

Após mais de 130 mil balanços individuais recebidos pela EIOPA desde a introdução do relatório Solvência II, em 2016, o estudo publicado agora demonstra os resultados das melhorias introduzidas com vista a melhorar a qualidade dos dados ao longo dos anos.

Vários indicadores-chave de desempenho e uma pontuação global da qualidade dos dados apontam uma elevação da qualidade. O indicador de referência de qualidade para relatórios anuais a solo aumentou de 82% em 2016 para 94% em 2020.

Embora a medição quantitativa da qualidade dos dados continue a ser um desafio, os indicadores disponíveis mostram uma tendência positiva.

O relatório descreve ainda a utilização intensiva e alargada dos dados do Solvência II pela EIOPA para análises, estatísticas, avaliações de impacto, apoio às autoridades nacionais de supervisão, aconselhamento técnico e outras publicações.

Esperam-se o desenvolvimento na qualidade dos dados no futuro, à medida que a EIOPA e os seus membros continuam a aperfeiçoar técnicas e a desenvolver novas ferramentas.

A Solvência II é uma diretiva da União Europeia, em vigor desde 2016, que visa manter a estabilidade do sistema financeiro, mas, para isso, obriga as seguradoras a aumentarem o seu capital de forma a garantir que, a todo o momento, estejam resguardadas contra qualquer risco frente às apólices emitidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA avalia qualidade de dados da Solvência II

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião