Petróleo sobe mais de 2% com preocupações com a oferta

Matéria-prima valoriza pouco mais de 2%, recuperando das perdas de ontem, no dia em que a AIE alertou que poderá existir uma maior substituição do gás por petróleo no próximo inverno.

Os preços do petróleo nos mercados internacionais estão a valorizar pouco mais de 2%, recuperando das perdas da sessão de terça-feira, depois de a Agência Internacional da Energia (AIE) ter antecipado maior substituição do gás por petróleo no próximo inverno, devido à escalada de preços, e o que poderá intensificar o aperta da oferta de “ouro negro” face à procura.

Pelas 18h37 de Lisboa, o barril de Brent, que serve de referência às importações nacionais, somava 2,04% para 95,07 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, valorizava 2,38% para 89,31 dólares.

Esta quarta-feira a AIE antecipou que o aprofundamento da desaceleração económica e uma economia chinesa vacilante provoquem uma redução na procura por crude no último trimestre deste ano. Além disso, a instituição prevê ainda que haja uma mudança do gás para o petróleo para fins de aquecimento, o que pode representar uma média de 700 mil barris por dia entre outubro de 2022 e março de 2023 – o dobro face ao ano passado.

Os peritos da AIE estimam que em 2022 o consumo médio será de 100,1 milhões de barris por dia, mais 4,8 milhões do que no ano passado. Em 2023, o aumento será de 1,7 milhões de barris por dia para 101,8 milhões de barris por dia.

Recorde-se que na terça-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve as suas previsões sobre a procura global de petróleo para 2022 e 2023, sinalizando que as economias mundiais estão a responder melhor do que o esperado, apesar dos “ventos contrários”, como é o caso da inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe mais de 2% com preocupações com a oferta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião