ALP discute Seguro de Rendas

  • ECO Seguros
  • 19 Setembro 2022

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), em parceria com a Hispania Underwriting e com o Grupo Mutua de Proprietários expôs riscos e soluções de quem arrenda.

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), em parceria com a Hispania Underwriting e com o Grupo Mutua de Proprietários realizou, nesta segunda-feira, uma conferência em formato híbrido, subordinada ao tema “Seguro de Rendas: a solução para o risco de incumprimento?”.

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) é uma associação focada em representar e servir os proprietários de prédios urbanos portugueses.

A associação alertou que “o arrendamento é, em Portugal, uma atividade económica que apresenta um elevado risco de incumprimento contratual. Esta é uma situação que se tem perpetuado impunemente ao longo das décadas, com as perdas a serem suportadas exclusivamente pelos proprietários de imóveis”.

De acordo com o relatório da 5a edição do Barómetro ALP, que recolheu respostas de mais de duas centenas de proprietários durante a primeira quinzena de julho, um em cada quatro proprietários tem rendas em atraso. Destes, 20% acumula perdas de mais de 6 meses.

Mas, o Barómetro de julho da ALP revela que “mais de metade dos senhorios com arrendatários incumpridores não vão avançar para os tribunais ou instruir despejos”.

Os seguros de arrendamento representam uma solução para minorar o risco do arrendamento em Portugal, e evitar as perdas de rendimentos dos senhorios“, defende a organização da conferência.

Os dados do último Barómetro da ALP revelam que uma fatia de um terço dos proprietários consideram “os prémios dos seguros de renda muito dispendiosos”. Mas um quinto dos inquiridos está “a equacionar essa possibilidade”.

A ALP apresenta-se como uma associação nacional que defende os direitos dos proprietários, oferecendo um conjunto de serviços especializados, como gestão de imóveis, de condomínios, arrendamento a estudantes e seguros.

A organização recusa um “travão” à atualização anual das rendas em 2023 imputável à pressão inflacionária que o país atravessa.

Em comunicado, a ALP disse que “considera que uma análise cabal às estatísticas oficiais demonstra que é falso que os valores da inflação se estejam a refletir nos preços do arrendamento em Portugal, apesar do assombroso aumento dos custos de construção de habitação, tanto nos materiais como na mão-de-obra”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ALP discute Seguro de Rendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião