Em dia de subida das taxas de juro da Fed, Wall Street cai 1,5%
Investidores já contavam com subida de 75 pontos base das taxas de juro. Mas a Fed admitiu aumentos mais agressivos para 2023 e fez tremer os mercados no final da sessão desta quarta-feira.
As bolsas dos Estados Unidos caíram mais de 1,5% na sessão desta quarta-feira. Em dia de nova subida das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed), a principal preocupação dos investidores residiu nas perspetivas para 2023. Antecipa-se uma política monetária ainda mais agressiva, o que assombrou o final da sessão.
A maior queda da sessão ficou por conta do Nasdaq, com o índice tecnológico a ceder 1,80% (11.219,89 pontos). Logo a seguir, o índice S&P 500 perdeu 1,72% (3.789,68 pontos). Por último, o índice industrial Dow Jones caiu 1,71% (30.181,99 pontos).
A subida das taxas de juro em 75 pontos pela terceira vez consecutiva – para o intervalo dos 3,00-3,25% – já tinha sido descontada nas sessões anteriores. No entanto, o comité de política monetária da Fed apresentou novas projeções para as taxas de juros: 4,40% até ao final de 2022 e de 4,60% para 2023. Em junho, projetava-se uma subida dos juros para 3,4% até ao final deste ano e de 3,8% para 2023.
Também foram afastadas quaisquer descidas nas taxas de juro até 2024, o que para os investidores foi interpretado como um prolongamento das políticas restritivas por mais tempo do que inicialmente previsto.
Com a perspetiva de mais restrições de mercado para controlar a inflação, os índices bolsistas dos Estados Unidos aceleraram as descidas a 30 minutos do fecho da sessão, depois do início positivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Em dia de subida das taxas de juro da Fed, Wall Street cai 1,5%
{{ noCommentsLabel }}