Jerónimo de Sousa tem dúvidas que Governo termine legislatura

  • ECO
  • 22 Setembro 2022

Apesar da maioria absoluta, o secretário-geral do PCP duvida que o Executivo socialista dure os quatro anos que ainda tem pela frente, devido ao histórico do partido em governos anteriores.

Irá o atual Governo durar os quatro anos que ainda faltam? Jerónimo de Sousa tem dúvidas. “Olho para o passado, para as maiorias absolutas, incluindo do PS, onde, por um processo de implosão, aconteceu o que aconteceu“, justifica, lembrando o histórico socialista desde o primeiro Governo de Mário Soares, numa entrevista à Rádio Renascença e ao Público. Para o líder comunista, se o PS não der resposta aos problemas do país, “sofrerá as consequências e a erosão que resulta de uma política social que não corresponde àquilo que são aspirações profundas da população”.

O secretário-geral do PCP admite estar aberto para negociar com o Executivo o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), “com propostas e iniciativa”, mas refere que neste momento não há qualquer negociação fora do Parlamento. “A negociação decorre do funcionamento normal da Assembleia da República em que somos convocados para alertar para o que entendemos ser errado ou insuficiente e simultaneamente estarmos disponíveis para o apoio a medidas positivas que são necessárias para o país”, disse.

Sobre a posição do partido em relação ao conflito na Ucrânia, Jerónimo de Sousa diz não se arrepender. “Essa coisa de beneficiar a Rússia… eu fico espantado porque o documento do Comité Central (do PCP) deste fim de semana demonstra que o que é necessário é uma solução política que termine com a guerra e que esse esforço de procura da paz é onde se encontrará o PCP“, sublinhou, reconhecendo que pode “não acertar sempre” nas posições tomadas, mas que estas se sucedem após avaliar o problema e discuti-lo “coletivamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo de Sousa tem dúvidas que Governo termine legislatura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião