Mais de metade dos portugueses confiam nos media tradicionais

Portugal é dos países das Europa em mais confia nos media tradicionais. Os dados são do estudo Marco Research: Post Covid Consumer Behavior, desenvolvido pela agência em seis mercados,

Portugal é dos países das Europa em que mais se confia nos media tradicionais. De acordo com o estudo Marco Research: Post Covid Consumer Behavior, desenvolvido pela agência Marco — e que, na Europa, analisa Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha –, 61% dos portugueses confiam nas notícias de televisão, a mesma percentagem que confia na rádio, enquanto 57% e 53% confiam nas notícias da imprensa escrita e online, respetivamente. A seguir a Portugal, Reino unido, Alemanha e França são os países nos quais a população mais confia na televisão, com Espanha e Itália já, ainda que por uma margem mínima, em terreno negativo no que toca a este indicador.

Portugal surge também na primeira posição na confiança em imprensa online, imprensa em papel e rádio. Nas redes sociais, o país ocupa a primeira posição no LinkedIn, com 22%. 18% dos portugueses confiam nas notícias partilhadas via WhatsApp, 17% via podcast, 14% via Instagram e Twitter respetivamente, e 12% nas publicadas no Facebook.

Fonte: Marco

Apesar de os níveis de confiança nas redes sociais serem mais baixos do que nos media tradicionais, estas são uma das fontes de informação mais utilizadas. Para 65% dos portugueses, o WhatsApp é o canal consultado mais frequentemente para aceder a informação, seguido pelo Instagram (51%) e pelo Facebook (48%).

A televisão surge também com 65%, imprensa digital com 48% e a rádio com 47%. A imprensa escrita é apenas consultada por 9% dos portugueses, estando Portugal no fim da tabela quanto a este meio.

Fonte: Marco

Estas são conclusões chave uma vez que evidenciam como a paisagem mediática Portuguesa e Europeia se estão a adaptar às mudanças e como os media tradicionais se continuam a reinventar. Isto reflete-se no facto de serem as fontes de informação mais confiáveis pelos portugueses para informação de qualidade”, refere Diana Castilho, country & brands lead da Marco Lisboa, citada em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade dos portugueses confiam nos media tradicionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião