ALP, Hispania e Mutua de Propietarios antecipam proteção de rendas com novo seguro

A mediadora da Associação Lisbonense de Proprietários antecipa a crescente preocupação dos senhorios com incumprimento e risco do arrendamento e lança seguro de perda de rendas.

A seguradora espanhola Grupo Mutua de Propietarios, a Hispania Global Underwriting, comercializadora de seguros de companhias estrangeiras em Portugal e a ALP Seguros, mediadora totalmente pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) acabam de lançar um seguro de rendas para proteger os senhorios em caso de incumprimento contratual.

Parceria protege senhorios: Alfredo Martinez, Country Manager Hispania, Luzia Gomes Pedro, Gerente da ALP Seguros, e Christopher Bunzl, Director Geral da Mutua Propietarios.

O produto vai custar 4,5% do valor da renda em geral e e o seu alcance vai além dos 10 mil associados da ALP, associação que administra diretamente 6.500 arrendamentos em nome dos sócios. A parceria inclui a oferta de condições mais vantajosas aos clientes da ALP Seguros que sejam associados da ALP, e pode ser disponibilizado a proprietários não Associados da ALP. “O universo de fogos envolvidos no universo de Associados ALP é muito superior, porque apenas cerca de 15% dos associados têm a gestão do arrendamento confiada diretamente à ALP. E, no âmbito deste seguro, todos os associados podem subscrever o produto”, refere fonte da ALP Seguros.

O “Seguro de Perda de Rendas”, do Grupo Mutua Propietarios, prevê o pagamento das rendas ao senhorio, em caso de incumprimento do arrendatário, proporcionando proteção jurídica através dos advogados convencionados com a seguradora. Em caso de sinistro por falta de pagamento da renda, a apólice cobre ainda atos de vandalismo provocados pelo inquilino ao imóvel, até ao valor máximo de três mil euros. Com a contratação da apólice, o senhorio terá também acesso a uma rede nacional de profissionais como, eletricistas, canalizadores ou pintores com condições e preços mais vantajosos.

“Os seguros de rendas vêm colmatar uma lacuna à proteção dos proprietários de imóveis colocados no arrendamento”, afirma Luzia Gomes Pedro, Gerente da ALP Seguros, acrescentando que “os Proprietários querem cada vez mais acautelar os seus investimentos, e antecipamos uma forte procura deste produto”, conclui.

São elegíveis para a contratação deste seguro contratos de arrendamento ao abrigo do NRAU – Novo Regime de Arrendamento Urbano, com 3.000 euros de limite máximo de renda mensal. Para valores superiores, poderá ser consultada a seguradora.

O “Seguro de Perda de Rendas” tem associada uma seleção de risco criteriosa e requisitos específicos consoante o inquilino seja assalariado, trabalhador independente, reformado, ou sem remuneração, caso de estudantes, sendo que, para os arrendatários que não cumpram os requisitos, o seguro exige um avalista. Estão excluídos da política de subscrição deste produto segurador os contratos de arrendamento de imóveis comerciais, rústicos, sazonais, residências secundárias, imóveis que não possuem condições legais de habitabilidade, subarrendamentos e quartos.

A Hispania comercializa e operacionaliza este produto em exclusivo para Portugal para o Grupo Mutua de Propietarios, uma seguradora mutualista catalã fundada em 1835 com 120 milhões de euros de prémios anuais e que é lider no mercado espanhol no segmento de seguro de rendas. “O seguro de perda de rendas é uma realidade há muitos anos no mercado espanhol e faz parte do dia-a-dia dos senhorios. Acreditamos que nestes momentos de incerteza, será igualmente um sucesso e um valor acrescentado para os proprietários em Portugal”, afirma Alfredo Martinez, Country Manager da Hispania Portugal.

A parceria foi lançada à margem da recente conferência “Seguro de Rendas: A Solução para o Risco do Incumprimento”, realizada em Lisboa pela ALP. A associação oferece serviços aos proprietários como gestão de imóveis, gestão de condomínios, gestão de alojamento local, gestão de arrendamento a estudantes, serviços técnicos, serviços de arquitetura, diligência prévia, avaliações e certificados energéticos.

A ALP Seguros, detida a 100% pela ALP, trabalha com os ramos vida e não vida, disponibilizando aos associados seguros imobiliários, do obrigatório de incêndio ao multirriscos, mas também comercializa seguros automóvel, de saúde, de acidentes de trabalho, de vida e outros solicitados enquanto mediadora.

Para além da Hispania e Grupo Mutua de Propietarios neste produto, a ALP Seguros trabalha atualmente com a Victoria, Lusitania, Allianz, Mapfre, Zurich, Tranquilidade, Caravela e Liberty.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ALP, Hispania e Mutua de Propietarios antecipam proteção de rendas com novo seguro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião