Supervisor dos mercados europeus pede ferramentas para suspender negociação

  • ECO
  • 23 Setembro 2022

ESMA e Comissão Europeia trocaram cartas e concluíram que tem havido muito pouca intervenção no mercado de derivados energéticos.

A entidade supervisora dos mercados europeus (ESMA) pediu à Comissão Europeia ferramentas para poder suspender a negociação no mercado de matérias-primas em caso de volatilidade excessiva. O pedido foi tornado público através de uma troca de cartas entre as duas entidades.

No passado dia 13 de setembro, a Comissão Europeia exigiu à ESMA que investigasse porque os mercados de energia não estavam a aplicar os sistemas de estabilização de preços, conforme consta na norma Mifid 2, refere o jornal Cinco Días.

A entidade supervisora reconheceu a Bruxelas que as suspensões de negociação nestes mercados tinham sido “muito baixas” até agora e pediu uma ferramenta temporária e exclusiva para interromper a negociação nos mercados de derivados energéticos sempre que houver elevada volatilidade. Esta ferramenta seria usada “apenas em circunstâncias excecionais, como os picos de volatilidade, que podem dar origem a condições de mercado descoordenadas”.

Na norma Mifid 2, os sistemas de negociação são capazes de detetar ou mesmo de limitar temporariamente a sessão sempre que se verifica um movimento significativo nos preços de um instrumento financeiro nesse mercado ou num mercado conexo durante um curto período.

A ESMA considera que é necessária uma avaliação cuidada para evitar a transferência do risco do setor energético para o setor financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor dos mercados europeus pede ferramentas para suspender negociação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião