9º Fórum Solar da UNEF vai realizar-se em Madrid

  • Servimedia
  • 22 Setembro 2022

A UNEF vai realizar o seu 9º Fórum Solar, nos dias 5 e 6 de Outubro, em Madrid. Em 2021, a conferência anual de referência para o setor fotovoltaico em Espanha registou mais de 800 participantes.

A União Fotovoltaica Espanhola (UNEF) realizará o seu 9º Fórum Solar nos dias 5 e 6 de Outubro, um evento que contará com a presença de Teresa Ribera, ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, e de Sara Aagesen, secretária de Estado da Energia.

O fórum terá lugar no Hotel Auditório Marriot, em Madrid, e vai decorrer das 9 horas às 19 horas. Durante as 10 horas de evento, serão vários os participantes a palestrar, nomeadamente líderes políticos como o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo (PP), e do setor, como o presidente do Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDEA), Joan Groizard.

O Fórum Solar da UNEF é a conferência anual de referência para o setor fotovoltaico em Espanha. Em 2021, o evento registou mais de 800 participantes internacionais. A sua nona edição chega num momento comemorativo para a associação, uma vez que celebra o seu décimo aniversário.

O 9º Fórum será inaugurado pela ministra Teresa Ribera no dia 5 de Outubro às 9 horas. Seguir-se-á um discurso de Kadri Simson, Comissário Europeu para a Energia, e depois serão feitas várias apresentações por parte de especialistas e líderes do setor.

Rafael Benjumea, presidente da UNEF, referiu que esta é uma reunião a não perder, pois “a energia fotovoltaica é uma das oportunidades mais sustentáveis e eficazes para transformar o planeta e o país e proporcionar-lhe a almejada eficiência energética“.

Durante o evento, serão discutidos os diferentes desafios que a indústria fotovoltaica enfrenta, bem como as soluções oferecidas pela energia solar no contexto atual da crise energética e climática.

Além disso, o Fórum centrar-se-á no desenvolvimento do setor em Espanha, na sustentabilidade ambiental e na integração socioeconómica dos projetos, bem como nas mudanças regulamentares esperadas no acesso à rede através de concursos.

O papel do autoconsumo nos preços da eletricidade também será debatido, bem como a ajuda dos fundos europeus que se espera que faça descolar o setor, enquanto se aguarda o progresso das comunidades energéticas.

Esta nova edição do Fórum Solar reunirá as principais empresas do setor das energias renováveis, especialistas em sustentabilidade, regulação e financiamento de projetos, bem como representantes das principais instituições nacionais e internacionais.

Os oradores analisarão as tendências no setor no âmbito de uma transição acelerada para uma energia limpa, necessária para reduzir as emissões e avançar na soberania energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

9º Fórum Solar da UNEF vai realizar-se em Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião