5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Setembro 2022

Esta quarta-feira é marcada pelo arranque das discussões com vista à assinatura do acordo de rendimentos, bem como pela apresentação da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa.

O Executivo liderado por António Costa inicia esta quarta-feira as reuniões com os parceiros sociais em prol da assinatura do acordo de rendimentos, no mesmo dia em que o ministro das Infraestruturas estará na estação de Campanhã para a cerimónia de apresentação da linha ferroviária de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto. Há também dados do INE sobre o emprego em agosto e o relatório orçamental da Administração Local em 2021.

Governo discute acordo de rendimentos em concertação social

Inicialmente prevista decorrer na semana passada, o Executivo vai reunir-se esta quarta-feira com representantes dos parceiros sociais para discutir o acordo de rendimentos e competitividade. Este acordo, segundo o primeiro-ministro, deve permitir “fixar para os próximos quatro anos o quadro de políticas públicas, desde a política fiscal às políticas relativas à qualificação e apoio ao investimento”.

Como evoluiu o desemprego em agosto?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira os dados relativos ao mercado de trabalho em Portugal no mês de agosto. Em julho, a taxa de desemprego fixou-se em 5,9%, menos 0,1 pontos percentuais face a junho, havendo nesse mês 306,2 mil pessoas (menos 3,5 mil pessoas desempregadas).

Apresentação da nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa

Esta quarta-feira decorre a cerimónia de apresentação da nova linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa na estação de Campanhã, com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação. Em maio, Pedro Nuno Santos afirmava que a linha ferroviária de alta velocidade será transformadora para cidades como Leiria, Coimbra, Aveiro e Braga, bem como para um conjunto de cidades do interior.

Orçamento da Administração Local em 2021

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) vai publicar o relatório acerca da evolução orçamental e financeira da Administração Local no ano passado. Em 2020, 298 dos 308 municípios portugueses apresentaram um excedente orçamental total de 239 milhões de euros, o que corresponde a menos de metade do observado em 2019 (570 milhões de euros).

CMVM organiza Roteiro para o Financiamento em Mercado

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) realiza esta quarta-feira o primeiro evento do Roteiro para o Financiamento em Mercado. Trata-se de um encontro com empresas da região de Aveiro, com o objetivo de desmistificar as regras de acesso ao mercado de capitais e sensibilizar para as vantagens deste tipo de financiamento. Este evento insere-se num conjunto de iniciativas de aproximação ao tecido empresarial, no seguimento do lançamento do Guia do Emitente, uma ferramenta digital destinada a apoiar as empresas no acesso ao mercado de capitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião